Estudante do Colégio de Aplicação da Uniarp coleciona vitórias no kart


Com disciplina e foco, Marcelo Tortato inspira a comunidade escolar A maioria dos jovens que estão entrando na vida adulta se deparam com o mesmo questionamento: “o que eu quero ser quando crescer?”. Mas esse não é o caso de Marcelo Tortato, estudante do Colégio de Aplicação da Uniarp, em Caçador (SC), que já vive a própria vocação. Com anos de trajetória no automobilismo, ele já soma títulos nacionais e sul-americanos no kartismo, e é uma das grandes promessas do esporte a motor no Brasil.
Marcelo é um exemplo de como propósito, disciplina e apoio educacional podem transformar sonhos em realizações concretas desde cedo. Para a equipe pedagógica da Uniarp, ele representa o resultado de um ensino que acolhe talentos, respeita individualidades e impulsiona trajetórias.
Uma jornada promissora
Desde cedo, Marcelo já demonstrou afinidade com a velocidade. O que começou como uma brincadeira de criança logo se tornou uma paixão — treinamentos intensos, viagens constantes e a rotina exigente das competições. Mas, essas dificuldades não o afastaram dos estudos, o que contribuiu para reforçar o senso de responsabilidade e comprometimento do atleta.
Hoje, na Uniarp, Marcelo é reconhecido tanto apenas pelas conquistas nas pistas, quanto pela dedicação nos estudos. O desempenho acadêmico do jovem acompanha o mesmo nível de excelência que ele busca no kart.
— É impressionante ver como ele consegue equilibrar os dois mundos. Ele é extremamente comprometido em tudo o que faz — comenta a professora de matemática, que acompanha de perto o desempenho do aluno.
Educação que impulsiona talentos
O Colégio de Aplicação da Uniarp tem papel na formação de Marcelo — tanto como estudante, cidadão e atleta. Segundo a diretora da instituição, Dayane Lunardelli, o compromisso da escola está em preparar os alunos para provas e vestibulares, mas também, contribuir para a formação humana e profissional.
— Nosso compromisso vai além de formar alunos. Nós preparamos cidadãos, profissionais e campeões que entendem que o futuro não é um lugar distante, mas sim o caminho que já percorremos hoje — afirma.
A filosofia pedagógica do colégio é centrada em um ensino humanizado, que valoriza os talentos individuais e oferece suporte para que cada aluno desenvolva ao máximo as próprias potencialidades, seja nas ciências, nas artes ou no esporte.
— Acreditamos que cada aluno tem um talento a ser descoberto e lapidado. O Marcelo é um exemplo claro de como essa proposta dá certo, já que ele está se desenvolvendo em múltiplas potencialidades — reforça Lunardelli.
Equilíbrio entre o esporte e os livros
A rotina de Marcelo é dividida entre treinos, competições e atividades escolares. Para ele, a disciplina do esporte contribui diretamente com a organização e desempenho nos estudos.
— O kart me ensinou a ter foco, responsabilidade e resiliência. São aprendizados que levo para a escola e para a vida — afirma o piloto.
Além dos resultados expressivos nas pistas, Marcelo também é uma inspiração na escola. Os professores utilizam a trajetória do jovem para inspirar outros estudantes que tenham trajetórias e gostos similares.
Marcelo já é considerado uma das revelações do kartismo brasileiro e tem chamado atenção de olheiros e patrocinadores do automobilismo. A carreira do jovem é acompanhada por profissionais da área, e a expectativa é que ele continue se destacando nas categorias de base do automobilismo, tanto no Brasil quanto fora.
— O apoio da minha escola, dos meus professores e colegas faz toda a diferença. Saber que acreditam em mim me dá ainda mais força para continuar — diz Marcelo.
A rotina de Marcelo é dividida entre treinos, competições e atividades escolares.
Divulgação
Um futuro que já começou
No Colégio de Aplicação da Uniarp, histórias como a de Marcelo Tortato são consideradas como parte essencial da missão educacional da instituição. O propósito da instituição é fazer com que os estudantes entendam que o futuro não é uma promessa distante, mas uma realidade construída diariamente com dedicação, incentivo e planejamento.
— Marcelo é a prova de que, quando unimos paixão, talento e uma base educacional sólida, não há linha de chegada. Há apenas novos pontos de partida — , conclui a diretora.
Para a Uniarp, cada aluno recebe um atendimento individualizado, com o objetivo de potencializar os próprios resultados.
Que tal conhecer mais sobre o Colégio de Aplicação Uniarp? Acesse o site e saiba mais sobre a metodologia de ensino.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.