Turista é encontrado morto um dia após desaparecer no mar do litoral de SP


Morador da capital paulista, de 23 anos, foi encontrado em Praia Grande (SP), cidade vizinha a Mongaguá (SP), onde ele desapareceu nas águas. Afogamento ocorreu em praia de Mongaguá (SP)
Adalberto Marques/Arquivo A Tribuna Jornal
O corpo de um turista, de 23 anos, foi encontrado em Praia Grande, no litoral de São Paulo, cidade vizinha a Mongaguá, onde ele desapareceu nas águas. O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) informou ao g1 que o jovem foi visto sendo arrastado por uma corrente de retorno.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
A corporação explicou que foi acionada para atender uma ocorrência de afogamento e enviou quatro guarda-vidas até o local, às 17h25 de terça-feira (22). O turista era morador da capital paulista e desapareceu nas águas em um trecho da praia de Mongaguá, que não é monitorado pelo GBMar.
Ainda no local, um amigo do turista relatou ao GBMar que estava nas águas com o mesmo, quando ele começou a ser arrastado por uma corrente de retorno em direção ao fundo do mar.
Conforme informado pela corporação, dois ex-guarda-vidas temporários já tinham entrado nas águas para salvar o turista, mas não conseguiram realizar o resgate e viram o jovem sumir nas águas.
O corpo da vítima foi achado por volta das 20h de quarta-feira (23), no bairro Jardim Flórida, em Praia Grande. Mais detalhes do encontro do cadáver não foram divulgados pela corporação.
Perigo no mar
Entenda como funciona a corrente de retorno
Reprodução/TV Bahia
Anteriormente, o GBMar explicou que as correntezas são as maiores ameaças contra a vida dos banhistas e responsáveis pela maioria dos afogamentos em praias.
De acordo com a corporação, a corrente de retorno funciona como se fosse um rio em direção ao fundo do mar e pode arrastar uma pessoa em poucos segundos. Por ser difícil de identificá-las, o GBMar coloca sinalizações com placas vermelhas.
Confira algumas orientações dos bombeiros para fugir de correntezas:
Não entre no mar em praias com sinalização
Se não souber nadar ou ingerir bebidas alcoólicas, não entre nas águas
Fique com a água abaixo da linha da cintura
Relembre outro caso
Durante o feriado de Sexta-feira Santa, um menino, de 9 anos, e o pai dele, de 42, foram resgatados após serem arrastados por uma corrente de retorno e entrarem em situação de risco no mar de Guarujá (SP). As imagens mostram o salvamento feito por agentes do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) com o auxílio de um helicóptero Águia, da Polícia Militar (assista abaixo).
Pai e filho são resgatados após serem arrastados por corrente de retorno no mar de Guarujá
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.