Baixar
Tocar
Há 200 dias da COP 30, o governo do Pará garante obras no prazo e destaca legado permanente para a população. A vice-governadora, Hana Ghassan, que também preside o Comitê Estadual da COP 30, anunciou nesta quinta-feira (24/4), durante uma entrevista coletiva no Parque da Cidade, que as principais obras de infraestrutura, saneamento e mobilidade urbana em Belém seguem dentro do cronograma. Segundo Hana, além de atender ao evento, as intervenções deixarão um legado duradouro para cerca de 900 mil pessoas.
“Nós temos cerca de R$ 4,5 bilhões, de mais de 30 obras. São recursos do governo do estado, são recursos do governo federal e são recursos também destinados a obras do município. Nós temos grandes eixos desses investimentos. No eixo do desenvolvimento urbano, na mobilidade, no saneamento e na conectividade.”
As obras da COP 30 estão gerando mais de cinco mil empregos diretos. E o crescimento de 3,5% no PIB paraense. Obras como a do Porto Futuro, Nova Doca, Parque Linear da Nova Tamandaré e Macrodrenagem dos Canais Timbó, Gentil e Cipriano Santos já estão entre 70% e 100% concluídas. O secretário extraordinário da COP 30, Valter Correia, destacou que o legado do evento ultrapassa os pontos turísticos e chega às áreas essenciais como educação e saneamento. A expansão de mais de mil leitos pode ser gerada pelos cruzeiros que chegarão a Belém.
“Já conseguimos contratar as obras para poder trazer mais navios para ajudar nessa situação da hospitalidade, na garantia de solução de hospitalidade para Belém, e já coloco aqui em primeira mão para vocês que realizamos hoje a assinatura do contrato de garantia de solução de hospitalidade entre a Casa Civil da Presidência da República e a Embratur, que é o órgão que vai contratar a operadora, que em consequência contrata os navios. Então os contratos já estão bastante avançados. A gente está conseguindo avançar rapidamente e creio que nos próximos dias a já tenha a contratação de todas essas partes já já concretizadas.”
Na mobilidade urbana, viadutos e o BRT metropolitano avançam e a nova ponte de outeiro já está 79% pronta. André Godinho, o secretário-executivo da COP 30 em Belém, reforçou as ações sustentáveis da prefeitura, com as unidades de valorização de resíduos e o uso de tecnologia limpa no transporte e na coleta de lixo. E também lembrou das intervenções urbanas preparatórias.
“Acima de tudo posicionar Belém no local que ela merece e sempre deveria estar. Como uma grande cidade, como a capital da amazônia de fato. Tornar Belém um hub de grandes eventos daqui pra frente. Para nós, belenenses, nem nos maiores sonhos poderíamos imaginar uma intervenção urbana tão grande quanto a que está acontecendo aqui. Nós estamos numa área que desde o aeroporto de Belém, passando pelo Parque da Cidade, entrando pela Duque, descendo na doca, indo para o Centro Histórico, nós vemos obra.”
De acordo com o balanço divulgado, as obras no Parque da Cidade, onde funcionarão as zonas azul e verde da COP 30, já estão 78 % concluídas. O Porto Futuro, que contará com espaços culturais e gastronômicos, chegou a 83%. A Nova Doca está 74% pronta e o Parque Linear da nova Tamandaré com 71%.

Geral Conferência do clima acontecerá em novembro na capital do Pará. Belém 25/04/2025 – 10:17 Rádio Cultura / Rilton Pimentel João Paulo Seabra – Repórter da Rádio Cultura COP 30 Belém Pará sexta-feira, 25 Abril, 2025 – 10:17 3:42