
A Polícia Militar do Amazonas iniciou uma investigação interna sobre a conduta do tenente, que pode ser afastado do cargo após o ocorrido. Comandante da PM é filmado agredindo mulher e atirando em rua no Amazonas
O tenente Deivison de Oliveira Bento, comandante da Polícia Militar de Novo Aripuanã, no interior do Amazonas, foi filmado agredindo uma mulher e disparando para o alto em via pública na madrugada deste domingo (27). A conduta dele está sendo investigada pela PM e pelo Ministério Público (MPAM), que já solicitou o afastamento do policial do cargo. Assista ao vídeo acima.
No vídeo que circulou nas redes sociais, o tenente Deivison de Oliveira apareceu discutindo com uma mulher. A situação se intensificou quando ele a empurrou, fazendo com que ela caísse na sarjeta.
A gravação mostra que pessoas ao redor reagiram e avançaram em direção ao policial, que então sacou sua arma e disparou para o alto, tentando dispersar a multidão. O vídeo terminou logo após o disparo. O motivo da briga ainda não foi esclarecido.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Após a viralização do vídeo, a Polícia Militar (PMAM) informou que determinou o retorno imediato do tenente à Manaus, onde terá sua arma de fogo recolhida. A PMAM instaurou um procedimento interno na Diretoria de Justiça e Disciplina (DJD) para apurar a conduta do comandante, que estava de folga no momento da ação registrada por populares.
Em nota, a PMAM ressaltou que não compactua com ações de violência cometidas por seus agentes e que medidas estão sendo tomadas para apurar o ocorrido.
“A PMAM não tolera excessos e condutas incompatíveis com os princípios da corporação”, afirmou a nota.
Além disso, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) pediu o afastamento cautelar do comandante e a suspensão de seu porte de arma.
A promotora de Justiça Jéssica Vitoriano Gomes declarou que o comportamento do oficial, com indícios de abuso de autoridade, lesão corporal e disparo de arma de fogo em via pública, é motivo de preocupação.
“O caso requer apuração rigorosa nas esferas criminal e disciplinar, sem prejuízo de outras infrações eventualmente identificadas durante as investigações”, afirmou.
O prefeito de Novo Aripuanã, Raymundo Lopes de Albuquerque Sobrinho, também repudiou as ações do comandante. Em nota, ele expressou seu repúdio à violência praticada pelo policial e afirmou que a conduta é incompatível com o compromisso da Polícia Militar em proteger a população. O prefeito ainda ressaltou a importância de que fatos dessa natureza sejam rigorosamente apurados pelas autoridades competentes.
Comandante da PM é filmado agredindo mulher e atirando em rua no Amazonas
Reprodução