Baixar
Tocar
No Ceará, dois dos aeroportos regionais mais utilizados para o turismo estão sob nova gestão privada. Os aeroportos de Jericoacoara, no município de Cruz, e de Canoa Quebrada, em Aracati, serão administrados por uma nova empresa, dispensada do processo de licitação, pelo prazo de um ano.
O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial do Estado nessa segunda-feira (28). O argumento para a contratação emergencial foi a rescisão “amigável” do antigo contrato com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), no início do mês.
O destino turístico de Jericoacoara é famoso pelas dunas e lagoas, e fica a 270 Km da capital. Mais de 300 mil turistas passam pelo terminal por ano, segundo balanço divulgado recentemente.
Já o segundo aeroporto, em Aracati, fica a 170 km de Fortaleza. O destino turístico é conhecido pelo cultivo de camarão e pelas belas praias – a mais famosa é Canoa Quebrada. A movimentação no pequeno aeroporto tem sido irregular nos últimos anos, variando de 800 a 5 mil passageiros por ano.
A Superintendência de Obras Públicas contratou a empresa Dix Empreendimentos para “operação, administração, manutenção e conservação” dos dois aeroportos por mais de R$ 12 milhões.
A empresa dispensada de licitação já administra dezenas de aeroportos regionais, como os de São José do Rio Preto (SP), Fernando de Noronha (PE) e das capitais Belém e Macapá.
Outros oito aeroportos regionais cearenses estão em situação semelhante, também em processo de dispensa de licitação, pois eram administrados pela Infraero.

Geral Contratação emergencial, sem licitação, vale por um ano São Luís 29/04/2025 – 13:03 Ana Lúcia Caldas/ Sumaia Villela Gabriel Corrêa – repórter da Rádio Nacional privatização de aeroportos concessão privada Ceará terça-feira, 29 Abril, 2025 – 13:03 1:41