Em documento, chanceleres do Brics rechaçam tarifaço de Donald Trump

Baixar


Após reunião de chanceleres do Brics, realizada nestas segunda (28) e terça (29) no Rio de Janeiro, a presidência brasileira divulgou um documento registrando compromissos de acordos dos representantes do grupo. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, explicou alguns dos principais pontos abordados no texto, em especial a oposição a imposições tarifárias do governo Trump sobre outros países.

“No documento aprovado, eu gostaria de destacar o firme rechaço de todos à ressurgência do protecionismo comercial e ao uso de medidas não tarifárias sobre pretextos ambientais”, destacou.

Outras questões abordadas por Mauro Vieira foram a reforma da OMC e o compromisso com o Acordo de Paris: “A reforma da OMC e a plena retomada de seu órgão de solução de controvérsias são essenciais, na visão de todos. Outro ponto de convergência e que merece ser ressaltado é o compromisso de todos os membros do Brics com os termos do Acordo de Paris e com o êxito da COP30, que sediaremos no Brasil”.

O ministro também falou sobre a paz e a segurança globais: “Em temas de paz e segurança internacionais, destaco o compromisso com a necessidade de trabalhar pela resolução pacífica das disputas internacionais por meio do diálogo e da diplomacia”.

Ainda de acordo com o ministro, os países foram unânimes em defender uma maior representatividade do Sul Global nos mecanismos de decisão do sistema multilateral, incluindo o FMI, a OMC e o Banco Mundial.

Rio de Janeiro (RJ), 29/04/2025 – O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, faz pronunciamento após a Reunião de Chanceleres da presidência brasileira do BRICS. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

© Fernando Frazão/Agência Brasil

Economia Representantes de países do bloco se reuniram no Brasil nesta semana Rio de Janeiro 29/04/2025 – 17:17 Fábio Cardoso / Rafael Guimarães Carolina Pessôa – Repórter da Rádio Nacional Brics Mauro Vieira MRE tarifaço Donald Trump OMC Acordo de Paris terça-feira, 29 Abril, 2025 – 17:17 1:38

Adicionar aos favoritos o Link permanente.