Baixar
Tocar
O Mutirão do Trabalhador, organizado pelo governo do Rio de Janeiro, reuniu, nesta quinta-feira (1º), cerca de 40 instituições e órgãos parceiros. Foram oferecidos mais de 100 serviços gratuitos para a população na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, zona norte da cidade.
A superintendente da Pessoa Idosa, Lícia Mattesco, falou da importância de promover essa aproximação com as pessoas, especialmente as idosas:
“Dar protagonismo para a pessoa idosa dentro do seu território, dentro da sua família, dentro da sua referência comunitária, para que ela possa ter autonomia tanto com relação à sua tomada de decisão, mas também com relação às suas escolhas. Poder oportunizar que o idoso seja protagonista da sua história é o principal objetivo, hoje, da secretaria e do governo do estado do Rio de Janeiro”.
Neste ano, a ação tem serviços judiciais, como demanda de pagamento de pensão para filho, guarda de menores de idade, divórcio consensual e litigioso e reconhecimento ou dissolução de união estável.
Além disso, foram ofertadas 972 vagas de empregos, sendo 196 destinadas para pessoas com deficiência. Entre os postos de trabalho disponíveis estão vendedor, atendente de telemarketing, auxiliar de estoque e auxiliar operacional de logística.
A programação inclui ainda cursos de empreendedorismo, que interessaram ao militar Luis Carlos Mello. “Minha intenção é fazer um curso de empreendedorismo pra, futuramente, abrir um negócio e saber qual é o melhor negócio que eu posso abrir, de acordo com a situação financeira no momento, e o local”, explica.
Outros serviços oferecidos pela iniciativa foram: emissão de 1ª e 2ª vias da identidade e solicitação de isenções para certidões de nascimento, casamento, óbito, habilitação para casamento entre outros.
Geral Governo reuniu cerca de 40 instituições e órgãos parceiros Rio de Janeiro 01/05/2025 – 18:39 Roberta Lopes / Rafael Guimarães Tatiana Alves – Repórter da Rádio Nacional Mutirão do Trabalhador Rio de Janeiro quinta-feira, 1 Maio, 2025 – 18:39 2:26