Baixar
Tocar
Na França, país com tradição de manifestações no Dia Primeiro de Maio, foram realizados cerca de 270 protestos. Em Paris, 100 mil pessoas se reuniram para protestar contra a extrema direita, pela paz, pela liberdade e pela justiça social. Os franceses também reivindicam reajustes salariais e a revogação da reforma da Previdência. Houve conflitos entre manifestantes e policiais. Cerca de 30 pessoas foram presas.
Em Nova Iorque, nos Estados Unidos, manifestantes se posicionaram contra o apoio do governo a Israel e a favor do corte de envio de armas para a guerra em Gaza. Os cartazes e gritos de ordem pediam que os sindicatos em todo o mundo apoiem o fim da guerra. O Dia Primeiro de Maio não é feriado nos Estados Unidos, mas se tornou um dia de protestos ligados à política e contra guerras pelo mundo.
Na América do Sul, a tradição é a das marchas pelas ruas no Dia Primeiro de Maio. Em Bogotá, na Colômbia, milhares se reuniram em prol das reformas sociais propostas pelo governo para reduzir a semana de trabalho. O assunto está em discussão no Parlamento. Já em La Paz, na Bolívia, trabalhadores marcharam para exigir aumentos salariais, porque não concordam com os reajustes propostos pelo governo. E em Lima, no Peru, os manifestantes pediram o fim da corrupção e regularização dos trabalhadores informais.
Internacional Nos EUA manifestantes se posicionaram contra o apoio a Israel Brasília 01/05/2025 – 20:44 Rafael Gasparotto / Beatriz Arcoverde Manuela Castro – Repórter da TV Brasil 1º de Maio Dia do Trabalhador França EUA Colômbia Peru quinta-feira, 1 Maio, 2025 – 20:44 1:24