Baixar
Tocar
O plano de ressarcimento dos aposentados e pensionistas do INSS vítimas de fraude deve sair até a próxima semana. Foi o que afirmou, nesta segunda-feira (5), o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior.
Em entrevista à GloboNews, Gilberto Waller disse que o presidente Lula determinou agilidade no caso, que está em fase de discussão interna na Casa Civil.
Segundo ele, o plano ainda precisa ser discutido com outros atores, como Supremo Tribunal Federal (STF) e Ministério Público.
De acordo com o presidente do INSS, tão logo seja aprovado, serão feitos os repasses.
Ouça mais:
Projeto para ressarcir aposentados do INSS será apresentado ao governo
Após escândalo no INSS, Carlos Lupi pede demissão do cargo
Golpistas abordam beneficiários do INSS prometendo antecipar reembolso
Gilberto Waller disse ainda que o INSS abriu 13 processos de responsabilização das pessoas jurídicas investigadas pela Polícia Federal (PF) e apontadas como pagadoras de propina e também empresas de fachada.
A PF investiga 11 associações e entidades pelos descontos ilegais. O esquema teria causado um prejuízo de mais de R$ 6 bilhões e feito mais de 4 milhões de vítimas.
Na última sexta-feira, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pediu demissão após a repercussão negativa do caso, que primeiro levou à queda do ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Geral Afirmação é do presidente do instituto, Gilberto Waller Júnior Brasília 05/05/2025 – 12:59 Leila Santos/Sumaia Villela Renato Ribeiro – repórter da Rádio Nacional fraude no INSS INSS Aposentados e Pensionistas segunda-feira, 5 Maio, 2025 – 12:59 1:22