Baixar
Tocar
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, defendeu nesta segunda-feira (5) a criação de um marco regulatório para emergência climática no país. Em participação no programa Bom Dia, Ministra da EBC, Marina Silva afirmou que uma proposta está em fase final de discussão pelo governo, mas sem prazo para apresentação.
Outra iniciativa é a criação da Autoridade Climática para coordenar e fortalecer as ações de combate às mudanças climáticas. Anunciado há oito meses, o órgão ainda não foi implantado.
Notícias relacionadas:
- Sociedade vai discutir 100 propostas em conferência do Meio Ambiente.
Marina Silva explicou que a demora acontece porque o tema é considerado complexo.
“Você tem que decretar a emergência climática de forma permanente nos mais de mil municípios que são vulneráveis e isso tem desdobramentos. Por exemplo, as seguradoras. Já é complexo hoje quando você tem o decretar de emergência em situações específicas. Imagine o que é emergência permanente? Como é que essas coisas vão se cruzar a partir desse novo marco regulatório?”
A ministra Marina Silva detalhou também as ações do governo no combate a incêndios.
“Aprovamos no BNDES para o fortalecimento do Corpo de Bombeiros mais de R$ 47 milhões para os estados da Amazônia, do Fundo Amazônia, para que eles possam ser fortalecidos na base. Aumentamos o número de brigadistas, tanto do Ibama quanto do ICMBio, novas aeronaves para fazer esse enfrentamento.”
A partir desta terça-feira (6), Brasília recebe a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. O tema é Emergência Climática e o Desafio da Transformação Ecológica.
A ideia é discutir e propor soluções para os desafios ambientais do país.

Meio Ambiente Ministra afirmou que tema está em fase final de discussão no governo Brasília Sociedade vai discutir 100 propostas em conferência do Meio Ambiente 05/05/2025 – 13:55 Leila dos Santos / Raíssa Saraiva Renato Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional Marina Silva Bom Dia Ministra emergência climática Conferência Nacional do Meio Ambiente segunda-feira, 5 Maio, 2025 – 13:55 2:00