Baixar
Tocar
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal começou a julgar, nesta terça-feira, se aceita ou não a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra acusados do Núcleo 4 da tentativa de golpe. Eles são investigados por organizar ações de desinformação para propagar notícias falsas sobre o processo eleitoral e por promover ataques virtuais a instituições e autoridades entre 2021 e 2023.
São sete acusados: os militares Ailton Gonçalves Moraes Barros, Ângelo Martins Denicoli, Giancarlo Gomes Rodrigues, Guilherme Marques de Almeida e Reginaldo Vieira de Abreu.
Além do presidente do Instituto Voto Legal, Carlos César Moretzsohn, e o agente da Polícia Federal Marcelo Araújo Bormevet.
Todos respondem pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito; tentativa de golpe de Estado; envolvimento em organização criminosa armada; dano qualificado; e deterioração de patrimônio tombado.
A Primeira Turma reservou três sessões para julgar o caso. Duas nesta terça-feira e uma terceira nesta quarta-feira.
Na manhã desta terça-feira, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, leu um resumo do relatório da denúncia.
Segundo Moraes, a PGR apontou que os denunciados integravam organização criminosa, liderada por Jair Bolsonaro, para manter o ex-presidente no poder.
Segundo a subprocuradora-geral da República Cláudia Sampaio Marques, os acusados realizaram ações de divulgação de notícias falsas; realização de lives; e até elaboração de relatórios falsos sobre a integridade das urnas eletrônicas.
Claudia Sampaio apontou a existência da chamada “Abin Paralela”.
As defesas dos acusados apresentaram algumas questões preliminares, como a inexistência dos crimes; nulidade das provas; e ilegalidades na delação de Mauro Cid.
Os advogados também questionaram a competência do STF e a suspeição de Alexandre de Moraes para julgar o caso.
A defensora pública federal Érica de Oliveira, advogada do militar Ailton Gonçalves, major da reserva do Exército, disse que não houve participação do seu cliente na tentativa de golpe.
Todas essas questões preliminares foram negadas pela Primeira Turma.
O julgamento da denúncia continua nesta tarde com a votação do mérito.
Agora, o colegiado vai decidir se os acusados viram réus e passam a responder a uma ação penal no STF.
Ao todo, a PGR denunciou 34 pessoas pela trama golpista.
A Primeira Turma já recebeu as denúncias contra 14 pessoas acusadas de integrarem os Núcleos 1 e 2 da tentativa de golpe.

Justiça Colegiado vai decidir se os acusados irão virar réus Brasília 06/05/2025 – 14:11 Sâmia Mendes / Liliane Farias Renato Ribeiro – repórter da Rádio Nacional stf Tentativa de Golpe terça-feira, 6 Maio, 2025 – 14:11 4:33