
Titular da conta fez transferência para o destinatário errado, e foi orientada pela Delegacia de Manoel Urbano a acionar o Mecanismo Especial de Devolução, do Banco Central. Além disso, a polícia ajudou a localizar o recebedor, que devolveu a quantia. Polícia localizou o destinatário, que compareceu à delegacia e adotou todos os procedimentos para a devolução
Reprodução/TV Globo
Uma mulher que transferiu a quantia de R$ 8,8 mil via PIX, por engano, para o destinatário errado, conseguiu recuperar o valor com a ajuda da Polícia Civil de Manoel Urbano, no interior do Acre.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Conforme a polícia, a transferência foi comunicada à delegacia do município, onde os investigadores orientaram a titular da conta a acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED), do Banco Central. Por meio dele é possível informar sobre pagamentos feitos por engano ou mediante fraude, já que permite o bloqueio dos valores na conta que os receberam.
Após isso, os policiais conseguiram localizar o recebedor e entrar em contato com ele, que compareceu à delegacia e adotou todos os procedimentos para a devolução.
Ainda conforme a polícia, o valor foi devolvido no último sábado (3).
Golpe do ‘PIX errado’: bancos alertam para aumento de ocorrências; saiba como se proteger
MED
O MED é um recurso do PIX ativo desde 2021, criado para facilitar as devoluções em caso de fraudes. Ele serve para bloquear os recursos na conta recebedora após uma reclamação de fraude ou de envio de recursos por engano, para que o banco avalie o caso de forma detalhada e possa devolver o dinheiro, se necessário.
VÍDEOS: g1