Decano do Vaticano diz que espera ‘fumaça branca’ ainda na noite desta quinta (8)


O cardeal decano Giovanni Battista Re, que não está presidindo o conclave porque tem mais de 80 anos e não pode mais participar da votação, afirmou que o novo papa ‘terá que fortalecer a fé em Deus nesse mundo de progresso tecnológico’. Cardeal Giovanni Battista Re preside a missa celebrada para eleição do novo papa
Murad Sezer/Reuters
O cardeal decano do Vaticano, Giovanni Battista Re, espera que o novo papa seja escolhido até a noite desta quinta-feira (8).
O italiano, que não está presidindo o conclave porque tem mais de 80 anos e não pode mais participar da votação – a missão ficou com um dos favoritos, o ex-secretário de Estado de Francisco, Pietro Parolin -, falou com o jornal italiano “La Stampa” após celebrar a Missa de Súplica, em Pompeia, na Itália.
“Espero que esta noite, quando retornar a Roma, eu já encontre a fumaça branca. Estou particularmente feliz por estar aqui no início do Conclave, para que o Espírito Santo sopre forte e seja eleito o Papa de que a Igreja de hoje e o mundo de hoje precisam”, afirmou.
AO VIVO: Acompanhe em tempo real o conclave que elegerá o novo papa
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Com 91 anos, o cardeal Re foi o responsável por conduzir o funeral do Papa Francisco e também por celebrar a missa na Basílica de São Pedro que deu início ao conclave nesta quarta-feira (7). Ele contou o que espera do novo papa:
“Antes de tudo, ele terá que fortalecer a fé em Deus neste nosso mundo caracterizado pelo progresso tecnológico. Mas que, sob o aspecto espiritual, temos notado um pouco de esquecimento de Deus. Há necessidade de um despertar”.
Ainda sem papa: fumaça preta volta a sair da chaminé da Capela Sistina; votações do conclave serão retomadas à tarde
LEIA TAMBÉM:
‘Que seja eleito o papa que a Igreja e a humanidade precisam neste momento tão difícil’, diz cardeal em missa do conclave; veja íntegra da homilia
À espera da fumaça branca: Vaticano divulga horários das votações no conclave para escolha do novo papa
Adicionar aos favoritos o Link permanente.