Eleição do papa Leão XIV significa continuidade, afirma bispo de Rio Preto


Bispo diocesano Antonio Vilar acredita que novo papa dará prosseguimento ao trabalho do antecessor e lembra que ele fora designado por Francisco em 2023 para comandar as nomeações de novos bispos pelo mundo. Dom Antonio Vilar, bispo diocesano de São José do Rio Preto (SP), acompanha as primeiras palavras do novo Papa Leão XIV: trabalho será de continuidade, opina ele
André Botelho/Assessoria da Diocese
O bispo diocesano dom Antonio Emidio Vilar, de São José do Rio Preto (SP), acredita que a eleição do novo papa Leão XIV representa a continuidade dos trabalhos do seu antecessor, Francisco.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Dom Vilar lembrou que o norte-americano Robert Prevost foi designado em 2023 por Francisco para atuar como prefeito do Dicastério para os Bispos do Vaticano, responsável por selecionar a nova geração de bispos pelo mundo.
A escolha de Prevost, de 69 anos, foi anunciada nesta quinta-feira (8) pelo Vaticano, após a fumaça branca ser expelida da Capela Sistina, indicando que os 133 cardeais isolados no conclave elegeram o novo pontífice.
“Acredito que a escolha de Prevost como novo papa foi abençoada pelo Espírito Santo”, afirma dom Vilar. “Como responsável pela nomeação dos bispos, ele tinha recebido uma grande incumbência do papa Francisco. Foi pouco tempo de trabalho, por isso, é uma surpresa sua eleição”, comentou o bispo de Rio Preto.
Entre os desafios para o novo papado da atualidade, o líder da diocese elenca a necessidade do novo papa de manter o trabalho missionário da Igreja voltado para todas as pessoas, com atenção especial para os mais necessitados, conforme frisa.
No Vaticano, padre brasileiro lamenta fumaça preta em 1ª votação no conclave: ‘Ficou para amanhã’
O bispo destacou que o novo papa já atuou na diocese do Peru e conhece bastante a realidade latino-americana. E lembrou também da ligação com a ordem agostiniana.
“Entendo que Papa Leão XIV vai manter o diálogo da Igreja Católica com todas as outras religiões, e também com as pessoas que não tem religião. Vai ser um trabalho de continuidade, com muito discernimento sinodal”, declarou dom Vilar.
O bispo acompanhou o anúncio do novo papa pela televisão, em sua residência, na cúria diocesana de Rio Preto, no bairro Boa Vista.
Assim que foi dado o resultado do conclave, começaram a tocar os sinos da Basílica Menor de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, ao lado da cúria.
Novo papa
O cardeal dos Estados Unidos Robert Francis Prevost é o novo pontífice e escolheu o nome de papa Leão XIV.
De perfil progressista e próximo a Francisco, o novo papa apareceu na sacada da Basílica de São Pedro depois de ser anunciado, em latim, pelo cardeal Dominique Mamberti.
Primeiro papa norte-americano da história, Prevost, que havia se tornado cardeal há apenas dois anos, liderará a Igreja Católica em um momento de perda gradual de fiéis e terá de fazer frente à alta popularidade do papa Francisco, além de responder se seguirá a agenda reformista de seu antecessor.
Nascido em Chicago, Prevost construiu sua carreria eclesiástica no Peru — em seu discurso, inclusive fez uma mensagem em espanhol agradecendo à Diocese do país latino-americano. Foi a primeira vez que um papa falou em outro idioma além do italiano no discurso inaugural.
Ele também e é considerado próximo a Francisco, que o promoveu a cardeal em 2023, indicando que o conclave seguiu a tendência de que deveriam escolher um nome de continuidade e perfil pragmático. Prevost é também considerado discreto e conciliatório.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.