Baixar
Tocar
Aposentados devem confirmar ou não autorização de descontos para associações e entidades de classe a partir da próxima quarta-feira (14).
O INSS anunciou hoje que 9 milhões de beneficiários receberão um informe sobre os descontos realizados nos últimos anos e deverão dizer se concordaram ou não com os débitos. Serão informados os nomes das associações e o valor do desconto realizado.
Outros 27 milhões de aposentados e pensionistas estão recebendo, a partir de hoje (8), o aviso de que não tiveram descontos em seus benefícios. Essa comunicação ocorrerá pelo aplicativo MeuINSS, pelo site meu.inss.gov.br, ou pelo telefone 135.
O presidente do INSS, Gilberto Waller, reforçou que a comunicação deve ser feita diretamente com o Instituto.
A partir dessa informação, o INSS solicitará a comprovação da autorização para cada associação em 15 dias úteis. Caso os descontos não sejam confirmados, a autarquia gerará uma cobrança que deverá ser paga em 15 dias. A partir daí, o INSS devolverá os recursos aos aposentados.
Caso a associação não devolva o dinheiro, a Advocacia-Geral da União (AGU) tomará as medidas legais para o ressarcimento. Mas o governo ainda estuda como esses valores serão devolvidos nestes casos.
Lembrando que as novas medidas correm após operação da Polícia Federal, no dia 23 de abril, que investiga um esquema de descontos não autorizados em aposentadorias e pensões que podem chegar a mais de R$ 6 bilhões.
A denúncia levou a queda do então presidente do INSS, Alessandro Stefanuto, e do ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi.
A AGU anunciou que já pediu à justiça o bloqueio de mais de R$ 2,5 bilhões em bens de 12 entidades associativas e seus dirigentes, que são investigadas pelas fraudes nos descontos do INSS.
Segundo o Advogado-Geral da União, Jorge Messias, esse grupo de entidades forma o núcleo central da corrupção.
Os valores representam tudo que foi arrecadado por essas associações nos últimos anos.
Ainda são alvo de ações da AGU seis pessoas jurídicas suspeitas de intermediar os desvios dos recursos das aposentadorias, sob suspeita de serem empresas de fachada.
Segundo Jorge Messias, a orientação do presidente Lula é responsabilizar todos envolvidos nessa fraude, lembrando que descontos para associações já foram bloqueados na semana passada.
O INSS também anunciou hoje (8) novas regras para a concessão de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas, aqueles que são descontados na folha de pagamento.
A partir de agora, os novos empréstimos precisarão, cada um, de reconhecimento facial do solicitante pelo MeuINSS.
O presidente do INSS, Gilberto Waller, disse que a regra não afeta empréstimos já realizados. O INSS informou aos bancos sobre a medida.

Geral Aposentados deverão confirmar se concordam ou não com os débitos Brasília 08/05/2025 – 18:55 Roberta Lopes / Paulliny Fernandes Gésio Passos, da Rádio Nacional fraude INSS INSS quinta-feira, 8 Maio, 2025 – 18:55 5:05