Baixar
Tocar
O Viva Maria saúda Robert Francis Frevost, o Papa Leão XIV, novo líder da Igreja Católica. No calor da emoção do anúncio do novo pontífice, o programa conversa com a escritora, feminista e educadora socioambiental Moema Viezzer sobre o que ela achou do primeiro papa norte-americano.
“Pelo que se sabe da trajetória dele como missionário, inclusive bispo no Peru, muito relacionado com as populações mais necessitadas e com os povos indígenas, e a maneira como ele citou duas vezes o Papa Francisco no seu discurso, é de se esperar que ele continue assim, no espírito da encíclica Laudato Si’. E como feminista, eu espero que ele consiga avançar naquelas coisas que o Papa Francisco não conseguiu, não por não querer, mas por ter muita resistência ainda entre os conservadores. É isso que eu espero. E também que ele possa realmente dar muita prioridade ao seu papel de pastor. Apesar de que ele vai ter que continuar lidando como chefe de estado, porque o Vaticano é isso. E ié muito bom também porque ele pode se pronunciar frente a chefes de estado como Trump, como Netanyahu. Tomara que ele siga na mesma linha, em busca da paz.”
Moema também comenta a escolha do nome do novo papa.
“A escolha do nome Leão sinaliza para a continuidade de reformas que a Igreja precisa para estar muito mais presente no mundo, junto às pessoas e respeitando e cuidando da Mãe Natureza. Porque não dá para separar o social do ambiental, sobretudo nos nossos tempos. É mpossível.”
5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente
O Viva Maria também aborda a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que entra nesta sexta-feira (9/5) em seu último dia, em Brasília. Para comentar o tema, convida a Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Edel Nazaré Santiago de Moraes. Ela ressalta a importância do evento, que retorna após 12 anos sem ser realizado.
“Voltamos e nos reunimos aqui a sociedade civil brasileira, os povos indígenas, as comunidades tradicionais, os movimentos sociais, pesquisadores, gestores públicos e todos aqueles e aquelas que acreditam que a transformação ecológica começa com a escuta, com a participação e com a coragem de mudar. É por isso que a 5ª Conferência ela não é somente uma conferência. Ela é um movimento popular, é um momento político de reconstrução.”
Edel Nazaré explica como ocorreu o processo que culminou na realização da 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente.
“Esse movimento começou nos territórios. Foram mais de 339 conferências municipais, 179 intermunicipais, mobilizando mais de 1.700 municípios, com 292 conferências livres e 27 conferências estaduais e distritais. Nós chegamos aqui com a força de mais de 1.500 delegados e 33 mil pessoas, e com 2.600 propostas construídas coletivamente. Tudo isso resultando nas propostas finais agora, nas 100 finais, que foram aprovadas nessa conferência.”

Geral Programa analisa o que esperar do pontífice e destaca evento nacional. Brasília 09/05/2025 – 09:39 Mara Régia / Rádio Nacional Mara Régia – Apresentadora do Viva Maria Viva Maria Papa Leão XIV Conferência do Meio Ambiente meio ambiente Moema Viezzer Edel Nazaré Santiago de Moraes sexta-feira, 9 Maio, 2025 – 09:39 10:28