Baixar
Tocar
O Supremo Tribunal Federal (STF) já tem maioria para condenar a deputada federal Carla Zambelli a dez anos de prisão. A deputada é acusada de ser a mentora intelectual da invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023.
O relator do caso, Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin se manifestaram a favor da condenação pelos crimes de invasão a dispositivo informático e falsidade ideológica.
Os ministros também acolheram a parte do voto de Moraes que autoriza a perda do mandato da deputada após o fim de todos os recursos possíveis.
Zambelli e o hacker Walter Delgatti foram denunciados pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, pelos crimes de invasão de dispositivos informáticos e falsidade ideológica.
A decisão do STF condena Walter Delgatti a 8 anos e 3 meses de prisão, além do pagamento solidário de multa de R$ 2 milhões para os dois, por danos morais coletivos.
O julgamento ocorre no plenário virtual e ainda faltam os votos de Luiz Fux e Cármen Lúcia.
*Com informações da Agência Brasil

Justiça Zambelli e o hacker Walter Delgatti foram denunciados pela PGR Brasília 09/05/2025 – 20:08 Roberto Piza / Paulliny Fernandes Fabiana Sampaio, da Rádio Nacional stf Carla Zambelli sexta-feira, 9 Maio, 2025 – 20:08 1:10