
Trecho parcialmente interditado corresponde do cruzamento entre as avenidas Ceará e Getúlio Vargas até o semáforo da Rua José de Melo, descendo a ladeira. Trecho que corresponde do cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e Ceará será parcialmente interditado a partir desta segunda-feira (12)
Reprodução
O trânsito na Avenida Ceará, no Centro de Rio Branco , sofre alteração a partir desta segunda-feira (12) por conta das obras do Complexo Viário. Segundo o cronograma, o trecho parcialmente interditado corresponde do cruzamento entre as avenidas Ceará e Getúlio Vargas até o semáforo da Rua José de Melo, descendo a ladeira.
📲 Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
Apenas duas das pistas serão interditadas, sendo mantidas uma pista Centro/bairro e outra bairro/Centro. Equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) auxiliam os motoristas na região.
“Este trecho compreende a alça 4 do viaduto, onde será iniciado os serviços de perfuração das estacas que darão sustentação às escavações para o rebaixamento da própria avenida, visando a construção da estrutura”, destacou a Secretaria de Obras do Acre (Seop).
Ainda segundo o cronograma da Seop, a previsão de conclusão da primeira etapa é em 1º de junho. Após a conclusão dos servidos da alça 4, os trabalhadores avançam para a alça 2, 3 e a 1ª.
LEIA MAIS:
Decreto autoriza desapropriação de 75 imóveis para construção de viaduto entre avenidas de Rio Branco
Governo autoriza licitação para obra do primeiro viaduto do AC que vai ligar as duas maiores avenidas de Rio Branco
Parque da Maternidade completa 18 anos em Rio Branco, mas está abandonado por falta de manutenção
A expectativa é que todas as etapas sejam concluídas em agosto. A obra está orçada em R$ 21 milhões. Um decreto assinado em setembro de 2023 autorizou a desapropriação de 75 imóveis em uma área correspondente a 125.549,509 m².
O Complexo Viário da Avenida Ceará é uma das promessas de campanha do governador Gladson Cameli, reeleito em 2022, para o segundo mandato. A implantação do complexo viário visa promover investimento em infraestrutura de transporte para criar melhores condições de mobilidade urbana no Centro de Rio Branco.
Até agosto, trabalhadores constroem estrutura do complexo viário
Marcos Haluen/Seop
Portal demolido
Em dezembro do ano passado, dos portais de entrada para o Parque da Maternidade foi demolido para as obras do viaduto e complexo viário da Avenida Ceará.
“Atualmente, os esforços estão concentrados nas desapropriações e nas reconstruções das fachadas dos imóveis que margeiam a avenida. Essa fase é crucial para a liberação completa do espaço necessário para o início da construção das alças do viaduto”, afirmou o secretário Ítalo Lopes em nota divulgada pelo governo na época.
Ainda segundo a Seop, um novo pórtico, idêntico ao original, deve ser construído posteriormente no local. A previsão para a reconstrução consta, de acordo com a Seop, no projeto do complexo viário.
Seop diz que novo portal idêntico ao original deve ser construído posteriormente
Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre
O pórtico demolido faz parte do projeto do Parque da Maternidade e foi inaugurado em 28 de setembro de 2002, durante o governo Jorge Viana. O projeto total de urbanização cobre uma área total de seis quilômetros e mais de 300 metros quadrados de extensão às margens do Igarapé da Maternidade, que corta a parte central da cidade.
Conhecido como um dos principais cartões postais e pontos de lazer de Rio Branco, o Parque da Maternidade acabou sofrendo com o abandono nos últimos anos.
Reveja os telejornais do Acre