
Com 2 mil atendimentos por mês, unidade oferecia terapias naturais pelo SUS, que auxiliavam no alívio de dores e inflamações corporais. Unidade realizava mais de 2 mil atendimentos mensais
Reprodução
O Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) de Cabo Frio, na Região dos Lagos, encerrou suas atividades após cinco anos de funcionamento. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) recomendou que a unidade seja reaberta.
A unidade, que funcionava no bairro Jacaré, está de portas fechadas desde o último dia 7 de maio. O espaço acabou se tornando referência no tratamento de práticas integrativas, com cerca de 2 mil atendimentos por mês com terapias reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como acupuntura, quiropraxia, e ozonioterapia, serviços que auxiliam os pacientes no tratamento de inflamações, infecções e até mesmo no alívio de algumas dores.
O encerramento das atividades do núcleo do PICS de Cabo Frio gerou forte reação entre profissionais, usuários e entidades ligadas à saúde pública, que classificaram a decisão como arbitrária e prejudicial ao acesso da população a práticas humanizadas e integrativas de saúde.
O Conselho Nacional de Saúde (CNS), por meio de nota pública, recomendou a reabertura imediata do Núcleo, reforçando que as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são políticas públicas consolidadas no SUS, reconhecidas nacionalmente por contribuírem para o bem-estar, prevenção de doenças e redução de custos em saúde.
“As práticas integrativas fazem parte da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, aprovada em 2006, e devem ser garantidas como direito da população. O encerramento de serviços como o PICS de Cabo Frio representa um retrocesso nas políticas de saúde pública”, afirmou o Conselho.
O Núcleo PICS de Cabo Frio também possuía reconhecimento local e acadêmico, tendo recebido moções de aplausos da Câmara de Vereadores e participado de eventos em instituições como UFRJ, UERJ, Estácio e Universidade Veiga de Almeida.
O que diz a Prefeitura de Cabo Frio
Ao g1, a prefeitura de Cabo Frio informou que “em nenhum momento o serviço do PICS foi encerrado, ele foi temporariamente suspenso para ser readequado. Mas, para que não haja interrupção imediata dos serviços prestados, a Secretaria Municipal de Saúde está viabilizando a reabertura em data a ser anunciada em breve”. Ainda de acordo com a prefeitura, “Ele vai voltar a funcionar, ainda que temporariamente, no mesmo espaço”.
Saiba como funciona a Ozonioterapia, tratamento inserido na rede pública de Cabo Frio