Homem que esfaqueou o escritor Salman Rushdie é condenado a 25 anos de prisão


Sentença de Hadi Matar, de 27 anos, foi anunciada nesta sexta (16) após, em fevereiro, um júri declará-lo culpado pela tentativa de homicídio e agressão do autor, que foi atacado enquanto se apresentava em uma palestra nos EUA em agosto de 2022. Hadi Matar, condenado por esfaquear o escritor Salman Rushdie
AP Photo/Adrian Kraus, file
O autor do ataque a faca contra o escritor Salman Rushdie em 2022 foi sentenciado a 25 de prisão nesta sexta-feira (16).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Hadi Matar, de 27 anos, havia sido considerado culpado de tentativa de homicídio e agressão por um júri em fevereiro. Ao falar antes de saber sua condenação, ele chamou Rushdie de hipócrita e o atacou verbalmente:
“Salman Rushdie quer desrespeitar os outros. Quer ser um valentão, quer intimidar os outros. Eu não concordo com isso”.
Matar, que é um cidadão americano, ainda enfrentará um julgamento federal por acusações relacionadas a terrorismo. Ele se declarou inocente de três acusações: fornecer material a terroristas, tentar fornecer apoio material ao Hezbollah, e se envolver em terrorismo que transcende fronteiras nacionais.
Salman Rushdie é atacado por homem nos EUA
O escritor britânico de 77 anos, que foi testemunha-chave durante o julgamento, não esteve presente no tribunal de Nova York onde a sentença foi proferida nesta sexta.
Ele perdeu um olho e o movimento de uma das mãos devido aos ferimentos que sofreu e, em seu depoimento ao júri, descreveu como acreditou estar morrendo quando Hadi cravou uma faca em sua cabeça e corpo mais de uma dúzia de vezes.
Rushdie passou 17 dias em um hospital da Pensilvânia e mais de três semanas em um centro de reabilitação na cidade de Nova York após o ataque. O autor de “Os Filhos da Meia-Noite”, “O Último Suspiro do Mouro” e “Cidade da Vitória” detalhou sua recuperação em seu livro de memórias de 2024 , “Faca”.
Quem é Salman Rushdie?
Quem é Salman Rushdie?
Rushdie viveu escondido por muitos anos depois que o primeiro líder supremo do Irã, o aiatolá Ruhollah Khomeini, ordenou sua morte pelo livro “Os Versos Satânicos”, publicado em 1988, que o regime de Teerã considerou blasfemo.
Desde então, o escritor se tornou um ícone da liberdade de expressão.
Rushdie reapareceu em público pela primeira vez depois do ataque que sofreu, e que quase provocou sua morte, em maio de 2023. Foram nove meses de recuperação até ele comparecer a um evento de uma organização de defesa da liberdade de expressão em Nova York.
“Aceito este prêmio, portanto, em nome de todos aqueles que vieram em meu socorro. Eu era o alvo naquele dia, mas eles eram os heróis. A coragem, naquele dia, foi toda deles, e agradeço a eles por salvarem minha vida. (…) O terrorismo não deve nos aterrorizar. A violência não deve nos deter. A luta continua”, disse Rushdie em francês, espanhol e inglês.
Salman Rushdie aparece pela primeira vez em evento pela primeira vez nove meses após ser atacado
Frank Franklin II/Associated Press
Adicionar aos favoritos o Link permanente.