Tentativa de furto de fiação causa interrupção de energia no Hospital Platão Araújo em Manaus; pacientes são transferidos


Após a situação, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou que o gerador do hospital foi acionado automaticamente para não afetar os atendimentos. Tentativa de furto de fiação causa interrupção de energia no Hospital Platão Araújo Manaus
Uma tentativa de furto da fiação do Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo, na Zona Leste de Manaus, causou o interrompimento da energia na unidade de saúde na noite de sexta-feira (16). Após a situação, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou que o gerador do hospital foi acionado automaticamente para não afetar os atendimentos e pacientes tiveram que ser transferidos da unidade. Assista ao vídeo acima.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Segundo pacientes, a queda de energia aconteceu por volta de 21h. Uma familiar de uma paciente. que preferiu não se identificar, contou que a interrupção durou cerca de cinco minutos mas, mesmo assim, pacientes precisaram ser transferidos da unidade. Até a manhã deste sábado (17), ainda foram vistos pacientes sendo transferidos.
“Era por volta de umas 21h quando a gente ouviu uma explosão ali no transformador aqui da frente. Uma explosão muito forte mesmo, escureceu tudo. Energia foi embora totalmente. Acho que durou uns cinco minutos, foi voltando aqui do hospital e foi uma correria aqui, o povo gritando devido os pacientes. Tinha tinha acabado de entrar um rapaz que tinha sido assaltado, tinha pegado alguns tiros. A gente viu pacientes serem transferidos”, contou.
Tentativa de furto de fiação causa interrupção de energia no Hospital Platão Araújo em Manaus.
Carolina França/Rede Amazônica
Por meio de nota, a SES-AM informou que acionaram um plano de contingência da secretaria para situações como a ocorrida e estão atuando desde que a tentativa de furto da fiação foi constatada, na noite de sexta, para garantir a segurança dos pacientes.
Entre as medidas que estão sendo adotadas, segundo a secretaria, está a transferência de pacientes de UTI, que precisam de ventilação mecânica, para outras unidades de hospital. Nenhuma intercorrência mais grave foi registrada entre os pacientes, conforme a secretaria.
“É devido a um furto de cabos que ligam a energia da unidade Platão Araújo com a subestação. A localização dessa subestação, dessa rede, ela é praticamente externa a unidade. Então isso traz intercorrências pra toda a estrutura de energia elétrica, incluindo todos os backups que nós temos. Mas a Secretaria de Estado de Saúde, ela tem um plano de contingência. O plano de contingência, ele foi atuando imediatamente, nós colocamos ele na ativa. Estamos em pleno ponto de um plano de contingência”, disse a secretária estadual de Saúde, Nayara Maksoud.
Policiais Civis da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) também estiveram no local na manhã deste sábado para investigar quem teria tentado furtar a fiação do hospital.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.