Bolívia entrega líder do PCC ao governo brasileiro

Baixar


Autoridades da Bolívia entregaram ao governo brasileiro, neste domingo (18), Marcos Roberto de Almeida, conhecido como Tuta. Foragido há cinco anos, ele foi preso em Santa Cruz de la Sierra, na última sexta-feira (16).

Tuta é considerado um dos principais articuladores de um esquema internacional de lavagem de dinheiro vinculado à organização criminosa PCC, o Primeiro Comando da Capital. Condenado a 12 anos de prisão no Brasil por organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas, ele consta na Lista de Difusão Vermelha da Interpol.

A prisão de Tuta ocorreu enquanto ele estava em uma unidade policial para renovar documentos e apresentou documentação falsa em nome de Maicon da Silva. Imediatamente, a Interpol foi acionada. Durante coletiva de imprensa, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, deu detalhes da prisão.

Neste domingo, Tuta passou por uma audiência de custódia na Bolívia. No Brasil, ele ficará em uma penitenciária federal de segurança máxima, que ainda não foi definida. Podem ser Brasília, Mossoró (RN); Catanduvas (PR); Campo Grande (MS) ou Porto Velho (RO).

Bolívia - 17/05/2025 Interpol, prendeu Marcos Roberto de Almeida, conhecido como Tuta, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Foto Polícia Federal

© Foto Polícia Federal

Internacional Tuta foi condenado por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro Brasília 18/05/2025 – 14:49 Rafael Gasparotto / Liliane Farias Priscilla Mazenotti – repórter da Rádio Nacional Bolívia PCC Tuta interpol domingo, 18 Maio, 2025 – 14:49 1:56

Adicionar aos favoritos o Link permanente.