Mais de 130 mil eleitores do Ceará podem perder título de eleitor; prazo para regularizar é até 19 de maio


Pendências podem ser resolvidas de forma virtual ou presencial; confira como fazer. Mais de 130 mil eleitores do Ceará podem perder título de eleitor
ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará alerta que mais de 133 mil eleitores do Ceará arriscam ter o título de eleitor cancelado. Esse número se refere àqueles que não votaram nas três últimas eleições – sendo cada turno de eleição considerado um pleito –, e que não justificaram e nem pagaram multa pelas faltas. Para evitar a penalidade, o prazo para regularizar é até esta segunda-feira, 19 de maio.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Além de impedir o exercício da democracia por meio do voto, o cancelamento do documento pode trazer uma série de outras consequências para quem deixou de cumprir suas obrigações com a Justiça Eleitoral, como a impossibilidade de nomeação em cargo público, a não renovação de matrícula em instituições oficiais de ensino ou fiscalizadas pelo governo, entre outras situações.
Como consultar e regularizar a situação
O primeiro passo para que o cidadão identifique se está dentro do grupo citado é a conferência de sua situação com a Justiça Eleitoral. O procedimento pode ser feito no site do TRE-CE.
Eleitores que faltaram nos últimos três pleitos eleitorais precisam justificar a ausência nas eleições ou pagar a multa. A situação pode ser regularizada por meio do autoatendimento, pelo aplicativo e-Título ou pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os atendimentos podem ser realizados também presencialmente em qualquer cartório eleitoral, central ou posto de atendimento. Confira os endereços e contatos de cada unidade.
Também é possível obter mais informações por meio do WhatsApp do TRE-CE, no número (85) 3195-8400.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.