Baixar
Tocar
A Região Metropolitana do Recife está em estado de atenção por causa da previsão de chuvas nos próximos dias. De acordo com o governo de Pernambuco, uma massa de ar úmido atingiu a divisa com o estado de Alagoas.
Em Pernambuco, a chuva deu uma trégua, na manhã desta segunda-feira (19), e foi no máximo moderada em regiões como a Zona Mata Sul e Agreste, acumulando 50 mm. Entretanto, o alerta permanece para que todos moradores de áreas de risco evitem permanecer em casa e busquem abrigos ou casas de parentes e conhecidos.
Nesta segunda, a prefeitura do Recife realizou uma intervenção para contenção de encostas no Brejo da Guabiraba, zona Norte da capital. A área é considerada de risco para cerca de 300 moradores.
No domingo (18), foi realizada uma força tarefa emergencial devido à previsão de mais chuvas nos próximos dias. Quase mil imóveis foram visitados pela Defesa Civil para alertar sobre os riscos, demolição de residências em situação de risco e interdição de 179 moradias, além da concessão de auxílio, como explica Afra Guedes, gerente de atenção social da Defesa Civil.
“Mediante a informação de alerta de chuvas muito fortes para a cidade do Recife, estamos aqui comunicando risco para a população, fazendo o nosso trabalho de mutirão e colocação de lonas plásticas e todo o trabalho de mitigação desses riscos.”
Em Olinda, a Defesa Civil também realizou vistorias, cobriu encostas com lona e repassou os protocolos de evacuação das áreas de risco. Desde o início do período de chuvas, 60 imóveis foram desocupados. O trabalho é feito com apoio de 30 soldados do Grupamento de Artilharia do Exército.
De acordo com o último boletim, Olinda tem uma estimativa de mais de 300 mm de precipitação até quarta-feira (21). Nesse final de semana, a cidade acumulou 244 mm de chuva, 90% do esperado para todo o mês de maio. Andrea Galdino, secretária de Desenvolvimento Social, participou do acolhimento das famílias.
“Estamos aqui na Vila Olímpica recebendo os nossos primeiros moradores que precisam da proteção social em função das fortes chuvas que estão atingindo a nossa cidade. Estamos 24 horas permanentemente nesse apoio, indo nos territórios, localizando junto com a Defesa Civil as necessidades das famílias e fazendo com que elas tenham, de fato, toda essa proteção e acompanhamento.”
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o aviso de “perigo”, cor laranja, por causa das chuvas intensas previstas até a noite de terça-feira (20). Em 50 cidades do litoral de Pernambuco e Alagoas, pode chover até 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Geral Cidades do litoral pernambucano podem ter ventos de até 100 km/h São Luís 19/05/2025 – 14:21 Ana Lúcia Caldas / Raíssa Saraiva Gabriel Corrêa – Repórter da Rádio Nacional Chuvas Pernambuco Defesa Civil segunda-feira, 19 Maio, 2025 – 14:21 2:47