Semana no Congresso começa com INSS e imposto de renda na pauta

Baixar


A semana começa ainda com repercussão sobre o INSS no Congresso Nacional. O presidente da Câmara, Hugo Motta, pautou o requerimento de urgência ao projeto que proíbe descontos de entidades associativas na folha de aposentados e pensionistas. O projeto é do deputado Sidney Leite, do PSD do Amazonas, e revoga o artigo da lei de benefícios da Previdência, que permite o desconto com a autorização do filiado. Na prática, a votação da urgência acelera a tramitação da proposta. Faz com que ela seja analisada em plenário direto, sem passar pelas comissões.
 
Outro projeto que é considerado prioridade para o governo, o que isenta do pagamento de Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil, vai ser discutida na comissão especial. Nesta terça-feira (20/5), pela manhã, a comissão ouve o secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Barbosa Pinto, além de pesquisadores e economistas. A previsão do presidente da Casa é concluir a votação até o dia 30 de setembro.
 

Brasília - Plenário do Congresso iniciou a votação dos nove vetos presidenciais que estão na pauta  (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Política Projeto de lei proíbe descontos na folha de aposentados e pensionistas undefined 19/05/2025 – 15:34 Ana Lúcia Caldas / Rilton Pimentel Priscilla Mazenotti – repórter da Rádio Nacional Câmara dos Deputados Hugo Motta INSS Imposto de Renda segunda-feira, 19 Maio, 2025 – 15:34 1:10

Adicionar aos favoritos o Link permanente.