Baixar
Tocar
Faltando exatamente um mês para o início oficial do inverno no país, o Distrito Federal já vem experimentado uma queda acentuada nas temperaturas, e a sensação térmica de frio deve persistir até julho.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima registrada na última quinta-feira (15), por exemplo, foi de 15ºC. A mais baixa do ano, até o momento, foi de 14,5ºC, no dia 04 de maio. A previsão para os próximos dias é de que ela chegue aos 13ºC.
O meteorologista do Inmet Danilo Siden alerta para a influência dos ventos fortes e da baixa umidade na percepção de frio:
“No Distrito Federal, as temperaturas, nesse mês de maio e até agosto, já são climatologicamente menores. Só que, em alguns momentos, a gente tem ventos mais fortes aqui na região. Então, esses ventos favorecem que a gente tenha a percepção de uma temperatura mais baixa, que é aquilo que a gente chama de sensação térmica”.
Durante praticamente todo o período do inverno – que vai de 20 de junho a 22 de setembro – a tendência será de madrugadas, manhãs e noites mais frias.
Enquanto no Distrito Federal a população começa a se preparar para dias mais frios e secos no inverno, no Nordeste, o problema são as chuvas intensas, especialmente nas cidades de Recife, Maceió, João Pessoa e Natal. É o que explica Danilo Siden:
“Há algumas semanas, já começou a chover no leste da Bahia, região da Recôncavo Baiano, e, agora, essa chuva começa a atingir regiões do litoral sergipano, alagoano, pernambucano, paraibano até o litoral do Rio Grande do Norte. E a expectativa é que a estação chuvosa dessa região seja com acumulados expressivos, e nossos alertas já estão em vigor nessa região pelos próximos dias. A orientação para a população é ficar atenta aos avisos das defesas civis locais, tanto a estadual quanto a municipal.”
Segundo o Inmet, o período mais crítico em volume de chuva no litoral de Alagoas e em Pernambuco será nesta segunda (19) e terça (20).
Na região Sul do país, seguem vigentes os alertas de temporais. As instabilidades são decorrentes da passagem de um sistema frontal, que avança, desde o final de semana, e afeta principalmente os municípios da Região das Missões, como Ijuí, São Borja, Santo Ângelo e Santiago. A população dessas áreas deve permanecer atenta a possíveis transtornos e seguir as orientações das defesas civis de seus estados.

Meio Ambiente Nordeste enfrenta chuvas intensas; Sul tem alertas de temporais Brasília 20/05/2025 – 08:00 Bianca Paiva / Rafael Guimarães Pedro Lacerda – Repórter da Rádio Nacional Inmet Tempo chuvas Frio Inverno terça-feira, 20 Maio, 2025 – 08:00 2:48