‘Dormir pesado’ a ponto de fazer a família pensar que o idoso morreu é normal? especialista explica


Idoso de 95 anos viralizou nas redes sociais após a família se desesperar várias vezes após o avô cochilar quando a casa está vazia e demorar para acordar na Bahia. Idoso viraliza na Bahia ao dormir pesado e fazer família pensar que morreu
O idoso Izidório José dos Santos viralizou nas redes sociais após uma das netas postar uma brincadeira curiosa: ele dorme profundamente e a família acaba se desesperando achando que ele morreu. Episódios do tipo já aconteceram inúmeras vezes após ele cochilar quando a casa está vazia e demorar para acordar.
Um vídeo, publicado no dia 7 de maio, foi visto por mais de 400 mil pessoas até a manhã desta terça-feira (20). A família mora em Jequié, no sudoeste da Bahia.
Ao g1, o pneumologista Francisco Hora, especialista em Medicina do Sono, na Bahia, explicou que casos de hipersonia, também conhecidos como sonolência excessiva diurna, mesmo após uma noite de sono adequada, podem ser comuns em idosos, sobretudo os que não apresentam problemas com diabetes e pressão.
🔎 ENTENDA: Hipersonia, também conhecida como sonolência excessiva diurna, é um distúrbio do sono caracterizado por excessiva sonolência durante o dia, mesmo após uma noite de sono adequada. Este distúrbio pode ter diversas causas, desde condições médicas a fatores genéticos ou de estilo de vida.
“Vamos imaginar aquele idoso com boas condições de saúde, que de repente deita e acorda no meio-dia. É estranho, mas pode acontecer. Uma normalidade, não necessariamente ele tem que tomar remédio, se tratar, a não ser que isso se repita várias vezes e ele fique com comprometimento cognitivo. Se não for esse o caso, não tem maiores problemas”, explicou o especialista.
De acordo com o médico, o comportamento deve acender um alerta se for percebido em adolescentes e jovens. Nesses casos, a orientação é de que a pessoa procure um especialista para a realização de exames.
“Você pode ter doenças até genéticas que levam o adolescente a ter episódios de hipersonia. Essas situações em pessoas mais jovens têm que ser investigada”.
Izidório José dos Santos tem 95 anos, e, segundo a neta dele, Quezia Lima, a situação acontece há pelo menos 15. Os episódios desesperam as filhas dele, que logo reúnem a família.
“Minhas tias falam que ele morreu e aí a família toda liga um para o outro avisando. Aí reúne todo mundo”, disse.
O médico Francisco Hora acredita que os “sonos pesados” são causados pelo ritmo fisiológico de Izidório.
“Deixa o velhinho dormir, tá fazendo bem a ele”, brincou o especialista em Medicina do Sono.
Idosa de 100 anos faz academia há 56 e diz que esse é o segredo da vida longa: ‘Só paro quando morrer’
Idoso viraliza ao dormir pesado e fazer família pensar que morreu
Reprodução/Redes Sociais
Entre filhos e tataranetos: 75 descendentes
O idoso é casado com dona Maria Ducarmo dos Santos e comanda uma família numerosa. São seis filhos, 18 netos, 36 bisnetos e 15 tataranetos que mesmo com vários “alertas falsos”, se reúnem sempre que Izidório tira a famosa soneca.
“A gente fez essa brincadeira que a gente só acredita que vovô morreu depois de 24 horas enterrado e olha lá. Porque isso já aconteceu várias vezes. Acontece há 15 anos”, disse Quezia.
Após internação e diagnóstico de diabetes, idoso que só bebe refrigerante segue sem tomar água: ‘Tenho estoque de Coca-Cola’
Idoso viraliza ao dormir pesado e reunir a família que pensa que ele morreu
Reprodução/Redes Sociais
O idoso é conhecido em Jequié por ser brincalhão. Lúcido aos 95 anos, gosta de cantar com os familiares e contar piadas.
“É uma pessoa muito engraçada e ama dar susto na gente. Minha vó morre de ciúmes dele”, brincou a neta de Izidório.
Izidório e parte da família
Arquivo Pessoal
LEIA TAMBÉM:
Idoso comemora aniversário de 116 anos na Bahia: ‘Ainda cai na farra’
Casal de idosos centenários na Bahia tem 30 netos, 42 bisnetos e 8 tataranetos após nove filhos: ‘Mesmo amor por todos’
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Veja também:
Aline Patriarca anuncia pausa para cuidar da saúde mental após BBB
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.