Baixar
Tocar
Uma testemunha ouvida hoje (23) alegou que o general Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa no governo de Jair Bolsonaro, foi surpreendido com a tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023. Segundo o depoimento do coronel do Exército Waldo Manuel de Oliveira Aires, Braga Netto jogava vôlei na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no momento em que milhares de manifestantes depredavam as sedes dos Três Poderes, em Brasília.
O coronel Aires foi ouvido, nesta sexta-feira, por videoconferência, pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, na ação penal sobre a trama golpista que buscava manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder após sua derrota nas eleições de 2022.
O coronel foi única testemunha indicada pela defesa de Braga Netto. Ele falou da proximidade que tem com o general, que está preso desde dezembro de 2024.
Segundo Aires, Braga Netto não esperava que uma manifestação conservadora terminasse como ocorreu nos atos de 8 janeiro. Questionado sobre publicações do militar nas redes sociais que defendiam o papel das Forças Armadas como uma espécie de poder moderador, coronel Aires afirmou que sempre evitou conversar com Braga Netto sobre política.
Aires é uma das 82 testemunhas arroladas pela defesa e pela acusação na ação penal que apura a responsabilidade do núcleo crucial da tentativa de golpe de Estado, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete ex-ministros e assessores.
O relator do caso na Primeira Turma do STF, o ministro Alexandre de Morares, proibiu qualquer tipo de gravação das audiências, mas os jornalistas foram autorizados a acompanhar os testemunhos.
*Com informações da Agência Brasil

Justiça Coronel do Exército Waldo Aires foi ouvido por Alexandre de Moraes Brasília 23/05/2025 – 18:58 Rafael Gasparotto / Rafael Guimarães Gésio Passos – Repórter da Rádio Nacional* stf Alexandre de Moraes Tentativa de Golpe Braga Netto sexta-feira, 23 Maio, 2025 – 18:58 1:58