Olsen diz que Marinha nunca planejou apoiar golpe de Estado

Baixar


O atual comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, afirmou que sua força nunca planejou colocar tanques nas ruas para garantir o golpe de Estado que manteria o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder. Em 2022, Olsen chefiava o Comando de Operações Navais.

O almirante foi uma das testemunhas ouvidas nesta sexta-feira (23), pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, na ação penal sobre a trama golpista de 8 de janeiro de 2023.

O comandante Olsen foi indicado como testemunha de defesa de Almir Garnier, ex-comandante da Marinha e um dos réus do Núcleo 1 da tentativa de golpe.

Segundo investigação da Polícia Federal, Almir Garnier teria colocado as tropas à disposição de Bolsonaro para o golpe de Estado.

Já o ex-deputado federal Aldo Rebelo acabou sendo advertido, em seu testemunho à Alexandre de Moraes, que poderia ser preso por desacato. Rebelo teria dito que não admitiria censura ao seu depoimento, após Moraes questionar a tentativa do ex-deputado de reinterpretar a fala de Almir Garnier sobre sua disponibilidade de apoiar o golpe.

O senador, general e ex-vice-presidente Hamilton Mourão também depôs ao Supremo. Ele disse que nunca participou de reuniões com Jair Bolsonaro para planejamento do golpe de Estado. Mourão afirmou ainda que estava em casa, em sua piscina, quando tomou conhecimento, pela televisão, dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Já o coronel do Exército Waldo Manuel de Oliveira Aires disse que o ex-ministro da Casa Civil general Braga Netto jogava vôlei na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no momento em que milhares de manifestantes depredavam as sedes dos Três Poderes, em Brasília. O coronel afirmou ainda que Braga Netto foi surpreendido com os ataques.

Até 2 de junho, 82 testemunhas serão ouvidas na ação penal que apura a tentativa de golpe de Estado.

O relator do caso na Primeira Turma do STF, ministro Alexandre de Morares, proibiu qualquer tipo de gravação das audiências, mas os jornalistas foram autorizados a acompanhar os testemunhos.

*Com informações da Agência Brasil

Cerimônia de Posse do Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen

© Reprodução Youtube Marinha do Brasil

Justiça Atual comandante da força prestou depoimento ao STF nesta sexta-feira Brasília 23/05/2025 – 19:59 Rafael Gasparotto / Rafael Guimarães Gésio Passos – Repórter da Rádio Nacional* stf Tentativa de Golpe Alexandre de Moraes Marcos Sampaio Olsen Marinha Aldo Rebelo Hamilton Mourão Jair Bolsonaro sexta-feira, 23 Maio, 2025 – 19:59 2:23

Adicionar aos favoritos o Link permanente.