
Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau destaca informações turísticas da região Com o objetivo de impulsionar o turismo e promover o desenvolvimento sustentável, Atibaia está realizando um levantamento inédito conduzido pelo Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau – a ARC&VB, que atua há 20 anos na promoção do turismo regional. A pesquisa reúne dados qualitativos e quantitativos para identificar o perfil e os hábitos de quem visita o município, além de entender suas motivações e expectativas.
Reconhecido como o levantamento mais abrangente já feito na área, o estudo fornecerá informações valiosas para a criação de políticas públicas, direcionamento de investimentos e aprimoramento dos serviços turísticos oferecidos.
Quem visita Atibaia?
Segundo dados preliminares, a maior parte dos visitantes vem do estado de São Paulo (80%), principalmente da capital, com destaque para as zonas Leste e Sul, que representam 54% desse público. A faixa etária predominante está entre 35 e 54 anos, e a renda média vai de 4 a 10 salários mínimos.
Principais motivações e atrações
Mais de metade dos visitantes (53%) viaja para Atibaia com fins turísticos, sendo a gastronomia (18%), o ecoturismo (16%) e o patrimônio histórico (16%) as principais motivações. As paisagens naturais, atividades ao ar livre e eventos culturais também se destacam como fatores de atração.
Alta fidelidade e comportamento dos turistas
A pesquisa também revelou que 35% dos entrevistados já estiveram na cidade mais de cinco vezes, demonstrando alta fidelização. A maioria das visitas ocorre em família (78%), com estadias de 1 a 2 dias (42%).
Satisfação e oportunidades
A infraestrutura hoteleira recebeu avaliação positiva de 80% dos visitantes. Os locais mais visitados são bares e restaurantes (19%), o centro histórico (12%) e o teleférico (10%).
“A cidade já conquistou o turista. Agora, precisamos escolher o perfil de visitante que queremos manter e fidelizar”, ressalta a entidade.
Apesar dos pontos positivos, o estudo também aponta desafios que precisam ser enfrentados para elevar a experiência turística na cidade, como melhorias em infraestrutura, sinalização, aumento de atrativos, capacitação de profissionais e divulgação de eventos.
Embora Atibaia seja reconhecida como um destino turístico consolidado, a entidade alerta para a necessidade de transformar esse potencial em ações concretas.
“O turismo é um motor essencial para a economia local. Precisamos valorizar e investir nesse setor”, destaca o Visite Atibaia e Região C&VB.
Para mais informações sobre o estudo e seus desdobramentos, a diretoria do Convention Bureau está à disposição de empresários, imprensa e demais interessados.
Quem apresenta o Turismo Atibaia e Região?
A página Turismo Atibaia e Região é um oferecimento do Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau – a ARC&VB, uma entidade representativa de toda a cadeia de empresários do setor turístico dos 12 municípios que compõem a região de Atibaia. Criado em 2004, o ARC&VB trabalha para desenvolver a atividade turística na região de forma sólida e sustentável.