Fantástico teve acesso a um áudio que revela uma tática usada por empresas de telemarketing para enganar aposentados e pensionistas. ‘Está longe de ser minha voz’: aposentado afirma ser vítima de falsificação de conversa telefônica após sofrer desconto indevido
O Fantástico teve acesso a um áudio que revela uma tática usada por empresas de telemarketing para enganar aposentados e pensionistas. Além de explicações confusas, os golpistas estão forjando conversas telefônicas para se proteger de processos judiciais. Veja no vídeo acima.
Em uma das gravações, um suposto atendente pergunta:
“Para sua segurança, este contato será gravado. Você autoriza o desconto mensal de R$ 45 do seu benefício previdenciário em favor da Cebap?”
A resposta, dada por uma voz feminina, é: “Sim”.
O problema é que o nome citado na gravação é Neacyr Serrano de Oliveira, um homem de 83 anos, morador de Minas Gerais. Durante dez meses, ele teve R$ 45 descontados indevidamente de sua aposentadoria.
Ao ser procurado, Neacyr ficou surpreso com o conteúdo da gravação:
“O áudio tem uma voz de mulher dizendo que sou eu. Está longe de ser a minha voz. A minha voz é rouca, bem diferente.”
O caso foi denunciado ao Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que solicitou a gravação da suposta autorização. Foi aí que a fraude ficou evidente: os golpistas confundiram o nome da vítima e usaram uma mulher para simular a conversa.
Além disso, uma ex-funcionária de um call center, que preferiu não se identificar, confirmou que esse tipo de prática é comum:
“Quando alguma autoridade pedia comprovação, um colega fingia ser o idoso, imitava a voz e conseguíamos o ‘ok’.”
Neacyr desabafa:
“Eu fico muito chateado. É o remédio, é o arroz que você compra… e não pode comprar a carne.”
Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça, foram registradas quase 500 mil reclamações por descontos indevidos entre 2023 e 2024.
Em nota, o Sinab afirmou que os termos de filiação são apresentados de forma clara e reafirmou seu compromisso com a ética e a transparência.
O INSS informou que bloqueou todos os descontos de entidades associativas nas folhas de pagamento e que os valores serão devolvidos a quem não autorizou as deduções.
A solicitação pode ser feita pelo aplicativo ou site do Meu INSS, pelo telefone 135 ou em agências dos Correios. A primeira etapa de ressarcimentos já devolveu R$ 292 milhões.
Em abril, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União realizaram uma megaoperação contra o esquema. Estima-se que mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas tenham sido prejudicados.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
Operadores de telemarketing treinados para enganar aposentados
Ouça os podcasts do Fantástico
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BICHOS NA ESCUTA
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Em uma das gravações, um suposto atendente pergunta:
“Para sua segurança, este contato será gravado. Você autoriza o desconto mensal de R$ 45 do seu benefício previdenciário em favor da Cebap?”
A resposta, dada por uma voz feminina, é: “Sim”.
O problema é que o nome citado na gravação é Neacyr Serrano de Oliveira, um homem de 83 anos, morador de Minas Gerais. Durante dez meses, ele teve R$ 45 descontados indevidamente de sua aposentadoria.
Ao ser procurado, Neacyr ficou surpreso com o conteúdo da gravação:
“O áudio tem uma voz de mulher dizendo que sou eu. Está longe de ser a minha voz. A minha voz é rouca, bem diferente.”
O caso foi denunciado ao Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que solicitou a gravação da suposta autorização. Foi aí que a fraude ficou evidente: os golpistas confundiram o nome da vítima e usaram uma mulher para simular a conversa.
Além disso, uma ex-funcionária de um call center, que preferiu não se identificar, confirmou que esse tipo de prática é comum:
“Quando alguma autoridade pedia comprovação, um colega fingia ser o idoso, imitava a voz e conseguíamos o ‘ok’.”
Neacyr desabafa:
“Eu fico muito chateado. É o remédio, é o arroz que você compra… e não pode comprar a carne.”
Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça, foram registradas quase 500 mil reclamações por descontos indevidos entre 2023 e 2024.
Em nota, o Sinab afirmou que os termos de filiação são apresentados de forma clara e reafirmou seu compromisso com a ética e a transparência.
O INSS informou que bloqueou todos os descontos de entidades associativas nas folhas de pagamento e que os valores serão devolvidos a quem não autorizou as deduções.
A solicitação pode ser feita pelo aplicativo ou site do Meu INSS, pelo telefone 135 ou em agências dos Correios. A primeira etapa de ressarcimentos já devolveu R$ 292 milhões.
Em abril, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União realizaram uma megaoperação contra o esquema. Estima-se que mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas tenham sido prejudicados.
Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:
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