Galeria a céu aberto: professor e estudantes restauram paredes de escola com projeto de grafite em Jundiaí


Professor iniciou o projeto por amor e admiração pelo grafite urbano. Diversos artistas participaram da iniciativa e acompanharam os estudantes ao longo do processo. Professor e estudantes grafitam e restauram paredes de escola em Jundiaí
A sensibilidade para a arte e a união entre artistas, alunos e um professor resultaram em um projeto de grafite que restaurou e transformou as paredes deterioradas da Escola Estadual Adoniro Ladeira, em Jundiaí (SP).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Thiago Costa Claro da Silva é professor na instituição há apenas seis meses. No entanto, sua paixão pela manifestação artística em ambientes urbanos foi suficiente para que ele desenvolvesse e colocasse em prática a ideia de criar uma galeria a céu aberto — projeto que levou três meses para ser concluído.
“Eu sempre gostei de desenho. Algum tempo atrás, eu comecei a desenvolver o grafite. Fiz alguns, ganhei uma certa técnica e, enquanto professor, decidi compartilhar o conceito com os alunos. Nada melhor que mostrar, em sala de aula, a importância das manifestações urbanas, valorizando o espaço em que vivemos sem o marginalizar — dando vida ao ambiente com um contexto bacana”, conta.
Alunos participam de projeto com grafite em escola estadual de Jundiaí (SP)
Arquivo Pessoal
O educador ainda explica que, por se tratar de uma escola estadual, não há verbas suficientes para a restauração dos muros desgastados da instituição. Foi pensando nisso que, após uma introdução com os alunos ao universo do grafite urbano, o professor colocou o projeto em ação.
“A ideia foi realizar um mutirão com os alunos, no qual a gente daria um fundo na parede. Alguns artistas que eu já conhecia também foram convidados e, inclusive, fizeram uma espécie de palestra explicando a diferença entre grafite e pichação. Logo após, iniciamos o projeto, em que os estudantes começaram a desenhar no muro, junto com alguns artistas”, relembra.
Povos originários, sustentabilidade e fauna e flora brasileiras foram alguns dos temas escolhidos e desenhados pelos participantes da iniciativa, de acordo com Thiago. Além disso, o professor ressalta que, durante o projeto, foi utilizada a técnica do “grafite muralismo”.
Galeria a céu aberto é criado por professor, alunos e artistas em uma escola de Jundiaí
Arquivo Pessoal
“O grafite utiliza principalmente a técnica do spray como material, enquanto o muralismo emprega outras possibilidades, como tinta plástica e outras tintas. Ambos têm a finalidade de produzir, por meio da arte, a contextualização de temáticas sociais, culturais e políticas”, explica.
“Nada melhor do que mostrar a importância das manifestações urbanas, valorizando o espaço em que vivemos sem o marginalizar e dando vida ao ambiente com um contexto bacana. A importância para os alunos está em entender que a arte de rua também pode ser vista como uma profissão séria e impactante, capaz de elevar os interessados a um nível artístico conceituado”, finaliza.
Alunos transforam muros de escola estadual de Jundiaí (SP)
Arquivo Pessoal
Escola estadual de Jundiaí (SP) é palco para projeto de grafite
Arquivo Pessoal
Professor inicia projeto de grafite em escola de Jundiaí (SP)
Arquivo Pessoal
Iniciativa com grafite restaura muros antigos em escola de Jundiaí (SP)
Arquivo Pessoal
*Colaborou sob supervisão de Gabriela Almeida
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.