Seis pessoas são resgatadas de trabalho escravo em fábrica de cigarros

Seis pessoas em situação análoga à escravidão foram resgatadas, nesta quinta-feira, em Paty de Alferes, na região do Vale do Café do Rio de Janeiro. Elas estavam trabalhando em uma fábrica de cigarros e são todas do Paraguai. O resgate foi feito pela Polícia Militar. 
As vítimas trabalhavam em jornada excessiva e sem descanso semanal. E também eram obrigadas a morar dentro da própria fábrica. 

De acordo com a Polícia Militar, os agentes envolvidos na operação foram recebidos a tiros, quando chegaram ao local. Mas os dois suspeitos conseguiram fugir. Além de resgatar os trabalhadores paraguaios, a PM apreendeu também mais de um milhão de cigarros falsificados. A ocorrência foi registrada e agora será investigada pela Polícia Civil.

O Ministério Público do Trabalho informou que também já instaurou um inquérito civil para investigar o caso. Mas os atos do inquérito estão sob sigilo para a proteção dos trabalhadores.

*Com supervisão de Tâmara Freire

Bom Jardim de MInas (MG) 05.03.2023 - Operação resgata três trabalhadores em condições análogas à escravidãono Sítio Serra Verde, em Bom Jardim de Minas (MG). Foto: Minstério do Trabalho/Divulgação

© Ministério do Trabalho/Divulgação

Direitos Humanos Rio de Janeiro 25/07/2024 – 13:11 Tamara Freire / Patrícia Serrão Caio Azevedo* – Estagiário da Rádio Nacional Trabalho Escravo quinta-feira, 25 Julho, 2024 – 13:11 1:08

Adicionar aos favoritos o Link permanente.