Chuvas afetam 22 estados e deixam cidades em alerta

Baixar


Chuvas intensas atingem 22 estados neste fim de semana, deixando Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Piauí em alerta.

Em Santa Catarina, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais emitiu 52 avisos de riscos. Desde quinta-feira, 13 municípios decretaram situação de emergência devido a alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Segundo a Defesa Civil, mais de mil pessoas estão desabrigadas e 1.500 desalojadas. Em Florianópolis e Balneário Camboriú, o volume de chuva ultrapassou quase o dobro da média esperada para janeiro. Ajuda humanitária, incluindo cestas básicas, colchões, água potável e kits de higiene e limpeza, foi enviada para cidades como Biguaçu, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Tijucas.

No Rio Grande do Sul, cidades enfrentam uma onda de calor neste sábado. No entanto, o cenário deve mudar no domingo com a passagem de um ciclone no litoral do estado.

No Piauí, Teresina e diversas outras cidades estão em alerta. O município de Picos decretou estado de calamidade pública, com mais de 27 mil pessoas impactadas pelas chuvas. Como medida de apoio, a Prefeitura cancelou as festas do Carnaval e do Zé Pereira. Além disso, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome anunciou a antecipação do Bolsa Família para 13 mil famílias no município, com o pagamento programado para a próxima segunda-feira.

São Paulo (SP), 08/11/2024 -  Chuva forte no centro de São Paulo.  Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

© Paulo Pinto/Agência Brasil

Geral SC, RS e PI enfrentam emergências climáticas graves Brasília 18/01/2025 – 15:39 Juliana Batista / Patrícia Serrão Renato Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional Chuvas sábado, 18 Janeiro, 2025 – 15:39 1:36

Adicionar aos favoritos o Link permanente.