VÍDEO: PM imobiliza homem com mata-leão, usa spray de pimenta e bomba de efeito moral durante abordagem no ES


Ocorrência aconteceu na manhã de terça-feira (23), em Vila Velha, na Grande Vitória, e terminou em uma grande confusão. Policial aplica golpe de mata-leão durante abordagem a morador em Vila Velha
Uma abordagem da Polícia Militar do Espírito Santo a um homem no bairro João Goulart, em Vila Velha, na Grande Vitória, gerou uma grande confusão na região e chamou atenção nas redes sociais. Em vídeos gravados por moradores, um dos policiais usa golpe conhecido como mata-leão para imobilizar um suspeito, além de usar bomba de efeito moral e spray de pimenta.
A ocorrência aconteceu na manhã de quinta-feira (23) durante o patrulhamento do bairro. O homem de blusa cinza, de 31 anos, foi abordado pela polícia após ser flagrado em uma atitude suspeita numa rua do bairro. Depois de alguns minutos, moradores começaram a gravar a ação policial.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Num certo momento, o suspeito, já com as mãos na grade em frente à casa dele, levou um golpe de mata-leão de um dos policiais. Na conversa entre o homem e policial, é possível ouvir uma voz dizendo: “Leva ele”. Em seguida, o homem respondeu: “Leva ele o quê? Saio daqui, não”. É quando o golpe é aplicado.
Depois disso, o vídeo é interrompido e as últimas imagens são do policial e do indivíduo caindo no chão enquanto o golpe era aplicado.
Policial Militar aplica golpe mata-leão em homem no Espírito Santo
Reprodução| rede social
Moradores que presenciaram a ação relataram que o morador saiu na rua na hora da confusão, e que os policiais mandaram ele colocar a mão na parede logo depois.
“Os policiais coagiram ele ali na parede, isso que conseguimos ver. Ele não foi agressivo com os policiais”, contaram os moradores que presenciaram a cena
Em outro vídeo, um agente da Polícia Militar coloca uma pessoa dentro da viatura e joga spray de pimenta contra moradores que estavam gravando a situação. O homem que foi abordado e levou o mata-leão estaria resistindo entrar na viatura.
Policial Militar joga spray de pimenta contra moradores em abordagem no Espírito Santo
Reprodução| rede social
Outras viaturas da polícia chegaram na ocorrência e os vídeos mostram moradores correndo enquanto bombas eram arremessadas.
Versão dos militares na ocorrência
Polícia joga bomba de efeito moral e spray de pimenta contra moradores em Vila Velha
De acordo com os policiais militares que participaram da ocorrência, o homem desobedeceu às ordens de parada e reagiu de forma hostil à abordagem. Ainda conforme os militares, eles teriam visto um indivíduo com as mesmas características dele com uma sacola na mão e, ao ver os agentes, deixou o pacote e tentou escapar.
O documento ainda explica que os PMs teriam sido atacados por moradores, que tentaram impedir a detenção do homem abordado. Segundo um dos agentes, um policial sofreu uma mordida no braço e teve o uniforme danificado.
De acordo com os policiais, dentro da sacola foram encontradas:
56 buchas de substância análoga à maconha;
5 pinos de substância análoga à cocaína;
R$ 2 mil em espécie, acondicionados com uma borracha elástica
Abordagem da PM em Vila Velha termina em confusão
A Polícia Civil informou que o suspeito, de 30 anos, foi conduzido à Delegacia Regional de Vila Velha, autuado em flagrante duas vezes por injúria, resistência à ação policial, duas vezes por ameaça e por vivas de fato. Ele foi encaminhado para o Centro de Triagem de Viana (CTV) e as drogas apreendidas foram encaminhadas para o Laboratório de Química Forense, da Polícia Científica (PCIES), para serem analisadas e, posteriormente, incineradas.
Consta no resultado da audiência de custódia que o homem foi liberado nesta sexta à tarde, sem pagamento de fiança. Na decisão, a juíza Raquel de Almeida Valinho avaliou a prisão em flagrante “perfeita e sem vícios”. Ao indivíduo foram estabelecidas medidas cautelares. São elas:
Proibição de sair da Grande Vitória sem autorização do juiz;
Comparecimento obrigatório aos atos processuais e manutenção de endereço atualizado; proibição de frequentar determinados locais, como bares e boates;
Comparecimento em órgãos específicos para acompanhamento por um período de seis meses.
A juíza entendeu que a liberdade do homem que aparece sendo abordado no vídeo não oferece risco à ordem econômica, à ordem pública, à instrução criminal ou à aplicação da lei penal, considerando que possui residência fixa e ocupação lícita.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.