Série sobre veganismo estreia neste sábado na TV Brasil

Logo Agência Brasil

A partir deste sábado (25), a TV Brasil exibe a série documental inédita Quero Ser Veg, produção independente apresentada pela atriz Mayana Neiva sobre veganismo. O conteúdo abre a nova faixa de programação do canal público com atrações culinárias.

A nova obra entra no ar às 12h30. Na sequência, às 13h, o destaque é o Xodó de Cozinha, formato original da emissora apresentado pela chef Regina Tchelly. O programa recebe convidados para preparar receitas e conversar sobre alimentação saudável e sustentável, com uso integral dos alimentos.

Notícias relacionadas:

  • Sem Censura conquista Prêmio APCA de melhor programa de TV.
  • Agência Brasil lança canal público no WhatsApp.
  • Caminhos da Reportagem conquista Prêmio Crosp de Jornalismo.

O seriado Quero Ser Veg destaca mitos sobre a nutrição baseada totalmente em vegetais. A produção aborda aspectos da dieta vegana com descontração e conteúdo sério. Com cinco documentários de 26 minutos, a estreia na telinha da TV Brasil quebra preconceitos da população sobre esse estilo de vida.

Criada e produzida em Florianópolis pela Novelo Filmes, a série dirigida por Cíntia Domit Bittar que ganha janela semanal na programação da emissora pública foi realizada por meio do edital Prodav TVs Públicas.

Alimentação vegana com bom humor e informação

De forma leve e divertida, o seriado aborda os principais motivos alegados por quem evita aderir ao veganismo, mas flerta com a ideia. “Cada episódio fala sobre uma razão pela qual as pessoas não se tornam veganas. Vou mergulhar nessas desculpas”, revela a apresentadora Mayana Neiva.

As edições do programa Quero Ser Ver descomplicam a cozinha ao esclarecer dúvidas de pessoas que não fazem refeições veganas por motivos diversos: preço alto para comer bem, suposta falta de praticidade no preparo das receitas, ausência de sabor; valor nutricional baixo e ideia de que é apenas uma “modinha”.


São Paulo (SP), 24/01/2025 - Mayana Neiva apresenta a série Quero Ser Veg. Foto: Novelo Filmes/Divulgação

Mayana Neiva apresenta a série Quero Ser Veg, nova atração da TV Brasil – Novelo Filmes/Divulgação

Primeiro seriado a discutir o tema na televisão aberta, a atração oferece a oportunidade para descobrir outras formas de se relacionar com a comida e entender como é possível evitar o consumo de proteínas animais. “Acho que será uma experiência nova para uma parcela da população assistir à série bem na hora do almoço. Espero que as pessoas se sintam provocadas, no bom sentido, a mudar algo”, sugere.

Mayana Neiva explica que a proposta é criar uma identificação com o público. “Muitas das pessoas que vão ver o programa talvez estejam num lugar parecido com o meu. Porque eu não sou vegana e me sinto nesse questionamento. Quero botar aqui o meu processo”, pontua a atriz e cantora que completa. “Tô tentando substituir. Estou me desconstruindo devagar. Eu quero ser veg”, argumenta.

A apresentadora aprende a cozinhar receitas e prepara os pratos com a chef Dani Lima. Nos episódios, Mayana Neiva percorre feiras para escolher ingredientes e vai até restaurantes para apurar o paladar e experimentar iguarias. Com depoimentos de especialistas, a produção documental busca quebrar tabus ao trazer as visões e as práticas sobre o veganismo no relato de pessoas comuns.

Valorização do conteúdo independente

A série Quero Ser Veg é apresentada pela TV Brasil aos sábados às 12h30. A produção é um dos conteúdos audiovisuais selecionados pela linha de fomento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), por meio do Prodav TVs Públicas.

A TV Brasil é um dos canais que mais exibem conteúdo independente nacional. Além de ser uma grande apoiadora da produção de atrações dessa natureza no mercado audiovisual do país, a emissora estimula novos realizadores.

Sobre o Prodav

O Prodav é uma parceria entre a Agência Nacional do Cinema (Ancine), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) para incentivar a produção regional e independente.

A proposta é ofertar esse conteúdo para as emissoras públicas de televisão. A EBC distribui o material ao disponibilizar as obras para todos os canais de televisão do campo público que aderirem ao projeto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.