Funcionários da Fiocruz mantêm projeto de doação de livros


A iniciativa vai até o dia 27 de fevereiro. Ano passado, 2.317 livros foram doados e mais de 220 kg de materiais foram levados para a coleta seletiva. Fiocruz tem projeto de reciclagem de livros e material escolar
Funcionários da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), fazem parte de um projeto de doação de livros e material escolar. O objetivo é reaproveitar tudo que tem bom estado e estimular crianças e adolescentes de baixa renda a perseverar nos estudos.
A iniciativa vai até o dia 27 de fevereiro. O projeto acontece há dois anos. Em 2024, mais de cem pessoas participaram da ação. Ao todo, 2.317 livros foram doados e mais de 220 kg de materiais foram levados para a coleta seletiva.
“A gente foi percebendo que muitos livros que vinham para descarte estavam em bom estado de conservação. E pensamos, desde o ano passado, em pegar esses livros em boas condições de uso e passar para um projeto de distribuição para escolas e bibliotecas de comunidades”, disse Jorge Cariuz, chefe de gestão ambiental da Fiocruz.
Projeto de funcionários da Friocruz doa livros e materiais escolares.
Reprodução/ TV Globo
Adriano Luiz Marinho Justino, técnico em gestão ambiental, doou os livros que eram de Maria Luiza, de 10 anos. A reciclagem é um caminho para ensinar a importância de compartilhar.
“Isso faz parte de um processo em que estamos inseridos durante a nossa caminhada nesse planeta e, assim como ela recebeu esses livros, é importante mandar isso para quem não tem condições”, afirmou Adriano.
Letícia de Almeida Cavalcante, assistente de gestão, já esteve nas duas pontas: já recebeu doações de livros e passou a doar os que já leu.
“Eu estou doando livros. Aqui tem clássicos, como Clarice Lispector e Machado de Assis. Alguns desses livros eu recebi de doações. Ele foi doado para mim, terminei de ler e estou doando novamente”, explicou.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.