‘Beatles’? Família de capivaras é flagrada atravessando rua pela faixa de pedestres em Itapetininga


Grupo passeava às margens do rio no domingo (26) quando foi registrado em dois momentos por moradores que transitavam pela Marginal do Chá. Família de capivaras é flagrada atravessando rua pela faixa de pedestres em Itapetininga
Uma família de capivaras foi flagrada passeando pela Marginal do Chá, no domingo (26), em Itapetininga (SP). O que mais chamou a atenção foi o fato do grupo de animais cruzar a rua em fila e pela faixa de pedestres. (Veja o vídeo acima)
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Pelo menos oito capivaras, sendo cinco adultas e três filhotes, passeavam tranquilamente pelo local. O que torna a história ainda mais curiosa é que o bando foi registrado em dois vídeos gravados em horários diferentes.
O primeiro deles foi feito durante a madrugada. O segundo registro, feito algumas horas depois, já na noite de domingo, e por outro morador, mostra a “família” voltando e, novamente, usando a faixa de pedestres para cruzar a rua.
Família de capivaras atravessa rua pela faixa de pedestres em Itapetininga
Reprodução/Itapê Ordinária
Leia também
Tamanduá ‘educado’ é flagrado atravessando rua pela faixa de pedestres no Centro de Itapetininga
Família de capivaras é flagrada ‘passeando’ às margens de avenida em Itapetininga
VÍDEO: moradora flagra tatu-bola ‘passeando’ em Itapetininga
Segundo a Prefeitura de Itapetininga, a presença de capivaras em cursos de rios e córregos ou áreas alagadas e de mata é comum. Às vezes elas podem ser avistadas em bandos. Mas é importante ficar atento a algumas dicas:
Nunca se aproxime nem tente fazer carinho, pois numa reação puramente defensiva elas poderão atacar e o risco de ataque pode ser maior quando existem filhotes;
Não tente interagir com o animal. A orientação é para que fotos e imagens sejam feitas de longe;
Não alimente esses animais. No local onde vivem eles são capazes de conseguir sua própria alimentação;
Quando sair com seu pet para caminhar, mantenha distância, porque passear próximo de capivaras aumenta a chance de ela se defender.
A prefeitura destaca, ainda, que os animais estão em seu habitat natural e sua presença, além de demonstrar o equilíbrio natural da região, aponta boas condições ambientes das áreas onde são avistadas, uma vez que as capivaras tendem a não permanecer em espaços e águas poluídos.
Em Itapetininga, o Setor de Controle de Zoonoses realiza o monitoramento da espécie, bem como o Departamento de Vigilância Epidemiológica realiza o mapeamento das áreas com presença dos animais, tendo em vista que os herbívoros podem ser hospedeiros do carrapato-estrela, transmissor da Febre Maculosa. Itapetininga não registrou nenhum caso da doença, tanto em 2024 como em 2025.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
P
Adicionar aos favoritos o Link permanente.