Giro internacional: EUA começam a enviar imigrantes para Guantánamo

Baixar


China

A China implementou um pacote de retaliações contra produtos e empresas dos Estados Unidos em resposta à nova tarifa imposta por Donald Trump sobre produtos chineses. Pequim anunciou uma tarifa de 15% sobre o carvão mineral e o gás natural dos Estados Unidos e de 10% sobre petróleo bruto, equipamentos agrícolas e alguns automóveis. A cobrança entra em vigor no dia 10. Além das novas tarifas, a China abriu uma investigação contra o Google por suposta violação da Lei Chinesa antimonopólio, incluiu em uma lista de entidades não confiáveis a empresa norte-americana PVH, dona das marcas Calvin Klein e Tommy Hilfiger, e impôs um controle mais rígido para exportações de 25 metais raros aos Estados Unidos.

Trump e o presidente chinês, Xi Jinping, devem se falar no final de semana. A tarifa adicional de 10% imposta por Trump sobre todas as importações chinesas entrou em vigor nesta terça-feira (4). 

EUA

Autoridades do governo Trump afirmaram que partiria hoje a primeira aeronave militar transportando imigrantes para a base naval de Guantánamo, em Cuba. O presidente Donald Trump planeja enviar 30 mil indocumentados à base, que tem uma prisão militar. O governo não esclareceu se ia enviar crianças e mulheres. No domingo, fuzileiros navais embarcaram rumo a Guantánamo para dar suporte às operações.

O chefe da diplomacia do governo Trump, Marco Rubio, em visita a El Salvador, disse que o presidente Nayib Bukele ofereceu as megaprisões do país para abrigar imigrantes deportados e criminosos perigosos de qualquer nacionalidade, inclusive americanos. 

Israel

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, foi recebido hoje na Casa Branca pelo presidente Donald Trump, na primeira visita de um líder estrangeiro neste segundo mandato do republicano. Antes do encontro, Netanyahu falou em redesenhar o Oriente Médio. As negociações da segunda fase do acordo de cessar-fogo com o Hamas deveriam ter começado nesta segunda-feira (3). O grupo palestino informou hoje que está pronto para conversas indiretas com Israel.

Congo

No Congo, começou nesta terça-feira o cessar-fogo humanitário anunciado unilateralmente pela aliança rebelde que inclui o grupo paramilitar M23. Na cidade de Goma, a maior do leste do país, capturada pelos rebeldes há uma semana, equipes usam a trégua para enterrar 120 corpos em valas coletivas e desafogar os necrotérios. O governo fala em mais de 700 mortes e 2,8 mil feridos. De acordo com a ONU, o conflito deslocou cerca de 700 mil pessoas, aumentou os temores de instabilidade regional e levou o governo congolês a pedir sanções internacionais contra Ruanda por seu apoio ao M23.

*Com informações da Reuters 

Estados Unidos, 25/01/2025 - Migrantes deportados pelo governo Donald Trump nos Estados Unidos embarcam em avião militar de volta ao Brasil. Foto: Casa Branca/Divulgação

© Casa Branca/Divulgação

Internacional China implementa retaliações contra produtos e empresas dos EUA Brasília 04/02/2025 – 22:17 TV Brasil / Rafael Guimarães Pedro Moreira – Repórter da TV Brasil EUA Israel Congo China Imigração Donald Trump terça-feira, 4 Fevereiro, 2025 – 22:17 3:00

Adicionar aos favoritos o Link permanente.