Museu do Seringal, em Manaus, reabre as portas nesta quinta-feira

Baixar


O Museu do Seringal Vila Paraíso, localizado no Igarapé São João, na área rural de Manaus, reabriu as portas nesta quinta-feira (6). Por causa da estiagem histórica que atingiu o estado do Amazonas em 2024, o Museu ficou fechado desde setembro do ano passado, já que o acesso só é possível de barco.

Inaugurado em 2002, o cenário reproduz um seringal da época do ciclo da borracha, entre o fim do século XIX e início do século XX.  Nas visitas guiadas, é possível conhecer o processo de produção e o modo de vida do seringueiro, submetido a condições semelhantes à escravidão, enquanto o dono do seringal ostentava uma vida de luxo e conforto, mesmo dentro da floresta.  

Uma curiosidade destacada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas é que as instalações do Museu do Seringal foram originalmente erguidas como locações para as filmagens do filme “A Selva”, do diretor português Leonel Vieira, que adaptou o livro de mesmo nome do escritor português Ferreira Castro. Como contrapartida do apoio dado pelo Governo do Estado do Amazonas à produção do filme, o cenário foi doado e transformado em museu.

Os horários e dias de funcionamento e como acessar os barcos para translado podem ser consultados nas redes sociais da Secretaria de Cultura do Amazonas. A travessia entre a Marina do Davi, localizada no bairro Ponta Negra, em Manaus, até o Museu do Seringal Vila Paraíso é de cerca de 30 minutos.

Comunidade de Vila Franca (PA) - A seringueira usada por  Manoel Eroito para retirar material usado no artesanato (José Cruz /Agência Brasil)

© José Cruz /Agência Brasil

Cultura Espaço estava fechado por causa da estiagem do ano passado São Luís 06/02/2025 – 13:07 Nádia Faggiani/Sumaia Villela Madson Euler – repórter da Rádio Nacional Museu do Seringal Amazonas Agenda Cultural Ciclo da Borracha quinta-feira, 6 Fevereiro, 2025 – 13:07 1:44

Adicionar aos favoritos o Link permanente.