Bombeiros realizam 60 salvamentos e registram uma morte no litoral de SP no final de semana


Dados são do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) na Baixada Santista (SP). Um homem, ainda não identificado, morreu na Praia Guaratuba, em Bertioga (SP). Criança de 12 anos foi resgatada em situação de afogamento com apoio do Águia, em Guarujá, SP
Reprodução
O final de semana foi um convite aos banhistas, que lotaram as praias da Baixada Santista, no litoral de São Paulo. Mais pessoas no mar, mais trabalho para o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), que divulgou ter realizado 60 salvamentos entre sexta-feira (14) e domingo (16). A morte, de um homem ainda não identificado, foi registrada no sábado (15), em Bertioga.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
Em relação à vítima, o GBMar informou que o homem foi encontrado na Praia Guaratuba, foi retirado do mar por banhistas e levado à faixa de areia. Os bombeiros foram acionados e constataram que ele estava em parada cardiorrespiratória.
A corporação informou que a vítima recebeu os primeiros socorros e foi levada ao hospital da cidade, onde a morte foi constatada às 13h06. De acordo com o GBMar, o homem tinha aproximadamente 60 anos e vestia uma bermuda e camiseta pretas.
Águia resgatou adolescente de 12 anos em situação de afogamento no litoral de SP
Os salvamentos aconteceram nas cidades de Guarujá, Santos, São Vicente, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá e Peruíbe. Confira os registros do último final de semana por cidade:
Casos de afogamento registrados na Baixada Santista (SP), entre os dias 14/02 a 16/02
O GBMar também informou ter registrado 25.843 prevenções em Itanhaém, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba e Ilha Comprida, além das cidades citadas acima. Este número é referente a toda intervenção dos guarda-vidas, como placas, apitos e orientações.
A corporação destacou que não há desaparecidos.
Resgate com Águia
Criança de 12 anos foi resgatada em situação de afogamento com apoio do Águia, em Guarujá, SP
Reprodução
Em Guarujá, um adolescente de 12 anos foi resgatado em situação de afogamento na Praia do Pernambuco. Imagens obtidas pelo g1 mostram o momento em que os guarda-vidas carregaram o menino no colo até uma pedra, onde aguardaram o apoio do helicóptero Águia da PM (assista acima).
De acordo com a prefeitura, o menor, que é morador de Guarulhos (SP), foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Enseada e inserido no Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo, sendo transferido ao Hospital Santo Amaro. Ele já recebeu alta médica.
Perigo no mar
Corrente de retorno
Reprodução/TV Bahia
Segundo o GBMar, as correntezas são as maiores ameaças contra a vida dos banhistas e responsáveis pela maioria dos afogamentos em praias.
A corrente de retorno funciona como se fosse um rio em direção ao fundo do mar e pode arrastar uma pessoa em poucos segundos. Por ser difícil de identificá-las, a corporação coloca sinalizações com placas vermelhas.
Confira algumas orientações dos bombeiros para fugir de correntezas:
Não entre no mar em praias com sinalização
Se não souber nadar ou ingerir bebidas alcoólicas, não entre nas águas
Fique com a água abaixo da linha da cintura
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.