Mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro é libertada em São Paulo e vai para prisão domiciliar


Debora Rodrigues dos Santos estava presa preventivamente e foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por envolvimento nos atos antidemocráticos que invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes. Débora Rodrigues dos Santos é ré no STF por crimes como associação criminosa armada e golpe de Estado
Reprodução Twitter / Divulgação
Presa suspeita de ter pichado a estátua da Justiça no 8 de Janeiro, Debora Rodrigues dos Santos foi libertada na noite de sexta-feira (8). Ela estava presa desde março de 2023 em Rio Claro, no interior de São Paulo.
Ela responderá ao processo em liberdade após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que a concedeu prisão domiciliar. Debora, no entanto, terá que usar tornozeleira eletrônica.
Debora estava presa preventivamente acusada de pichar a estátua da Justiça, que fica em frente ao STF, nos ataques às sedes dos Três Poderes em 2023. A cabeleireira foi denunciada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por envolvimento nos atos antidemocráticos e está presa desde março de 2023.
“A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa que a pessoa citada foi colocada em prisão domiciliar ontem (28), às 20h, após a direção do Centro de Ressocialização Feminino de Rio Claro dar cumprimento ao Alvará expedido pelo Supremo Tribunal Federal”, informou a SAP de São Paulo.
‘Debora do batom’ candidata em 2026
O Partido Liberal (PL) já está cogitando o lançamento da candidatura de Debora Rodrigues dos Santos a parlamentar, conforme noticiado pelo blog do Octavio Guedes.
O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcanti (AL), confirmou que esta é uma possibilidade “muito forte”. Na opinião do parlamentar, Debora pode simbolizar o que ele considera a “luta por liberdade de expressão”: “Com certeza, cogitamos isso”.
A situação pode mudar até 2026, caso a mulher seja condenada no Supremo Tribunal Federa (STF) pelo 8 de Janeiro. Isso porque existe a possibilidade de ela ficar impedida de concorrer nas eleições por conta da lei da ficha limpa.
[Texto em atualização]
Adicionar aos favoritos o Link permanente.