Trump diz que concordou em adiar para julho a tarifa de 50% sobre produtos da União Europeia


Na sexta-feira (23) Trump anunciou tarifa de 50% sobre todos os produtos importados da União Europeia (UE), com início previsto para 1º de junho. Donald Trump alega que suas políticas reavivarão a economia dos EUA, mas muitas empresas só viram danos até agora.
Getty Images
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo que concordou em adiar para julho a imposição de tarifa de 50% sobre a União Europeia. A decisão foi tomada após um pedido da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Na sexta-feira (23) Trump anunciou tarifa de 50% sobre todos os produtos importados da União Europeia (UE), com início previsto para 1º de junho.
A medida, segundo ele, é uma resposta às barreiras comerciais e práticas consideradas desleais adotadas pelo bloco europeu.
Na ocasião, Trump criticou a UE, afirmando que o bloco “foi formado com o principal propósito de tirar vantagem dos EUA no comércio, e que tem sido muito difícil de lidar”.
O presidente citou como exemplos as “poderosas barreiras comerciais”, os impostos sobre valor agregado, as “penalidades corporativas ridículas”, além de manipulações monetárias e processos judiciais “injustos e injustificados” contra empresas norte-americanas.
De acordo com Trump, essas práticas “resultaram em um déficit comercial com os EUA de mais de US$ 250 bilhões por ano, um número totalmente inaceitável”.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.