Baixar
Tocar
Ao som do toque da alvorada, milhares de devotos de São Jorge celebram a data desde às cinco horas da manhã no Rio de Janeiro.
Na Igreja Matriz, em Quintino, zona norte carioca, as missas ocorrem durante todo o dia, encerrando às 20h30.
Notícias relacionadas:
- Quem foi São Jorge, celebrado por católicos como santo guerreiro.
Já na Igreja de São Jorge na Praça da República, região central da capital fluminense, as missas campais acontecem de hora em hora, até às 16h, no palco montado ao ar livre. A última será às 18h, dentro da igreja.
A advogada Isabel Ribeiro participou pela terceira vez da alvorada. Ela diz que a devoção pelo Santo Guerreiro começou por causa da família.
Isabel ainda ressalta a força da oração de São Jorge.
Na crença católica, São Jorge é considerado padroeiro dos cavaleiros, soldados, escoteiros, esgrimistas e arqueiros. Com o título de Santo Guerreiro, ele simboliza um guia contra as dificuldades da existência humana, aquele que ajuda na luta contra o mal e os problemas.
Nas religiões de matriz africana, São Jorge é sincretizado Ogum, orixá cultuado no candomblé e na umbanda como o Senhor da guerra, do ferro, da metalurgia, dos caminhos, da caça e da agricultura. Ele representa força e coragem. E é em sua homenagem que os atabaques tocam hoje em diversos terreiros.
Além dos atos religiosos, a data também tem seu lado profano, sendo comemorada com a tradicional feijoada em quadras de escolas de samba e rodas de samba, por toda a cidade.
A popularidade de São Jorge é tamanha que transcende a capital e o santo ganhou inclusive um feriado estadual todo dedicado a louvar seus poderes.
*Com informações da Agência Brasil.

Geral A data é feriado no estado Rio de Janeiro Quem foi São Jorge, celebrado por católicos como santo guerreiro 23/04/2025 – 11:35 Vitoria Elizabeth / Liliane Farias Priscila Thereso – repórter da Rádio Nacional* São Jorge Rio de Janeiro quarta-feira, 23 Abril, 2025 – 11:35 2:17